Monchique, Turismo

Monchique vence concurso nacional “Terra de Culinária do ano 2016 ”

terra_culinaria499O Município de Monchique foi nomeado Concelho “Terra de Culinária 2016”. O projeto de Monchique foi o escolhido, por entre várias candidaturas apresentadas pelo Júri deste Concurso Nacional no passado dia 07 de Outubro no Congresso Nacional de Turismo de Culinária que decorre em Évora de 7 a 9 de outubro.

O prémio “Terra de Culinária” é uma iniciativa da responsabilidade da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e economia em parceria com o Turismo de Portugal e a DGARD – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Esta associação, lança e lança-se assim no desafio de, anualmente, encontrar o Município que apresente o melhor plano de promoção e preservação da sua herança gastronómica e que, por essa razão, ostentará o titulo de “Terra de Culinária do Ano”, partilhando-a em iniciativas locais como forma de atrair turistas nacionais e estrangeiros e logo, dinamizar a economia regional.

Para o ano de 2016, a escolha recaíu sobre o plano apresentado pela Câmara Municipal de Monchique “ Monchique Gastronómico 2016”, estratégia integrante da marca turística do concelho “O Topo do Algarve”, a qual integra para além deste setor agora distinguido, o turismo Cultural, de Saúde e Bem-estar e de Natureza, todos com uma estratégia, objetivos e iniciativas muito bem definidas.

Este prémio agora recebido, põe em evidencia um trabalho concertado entre vários agentes locais, quer sejam públicos, privados e associativos que se envolvem em torno de um legado muito importante e que é, sem dúvida, um dos grandes atrativos do concelho de Monchique.

A organização deste prémio tem como principais objetivos selecionar e distinguir com o selo “Terra de Culinária do Ano”, o Município ou Região que se evidencie pelo seu trabalho e apresente o melhor plano integrado, com clara orientação para o mercado e para a valorização do património gastronómico local. Ao mesmo tempo, este reconhecimento pretende ainda incentivar o desenvolvimento do setor do turismo, promovendo a sua relação com o mundo rural e a produção típica tradicional.

Este prémio pretende ainda: Consciencializar os agentes locais para a preservação da oferta gastronómica local, em particular para a sua recuperação, revitalização e preservação futura;

Afirmar a gastronomia local num elemento diferenciador da oferta turística, transformando-a num verdadeiro produto estratégico e competitivo; Valorizar, promover e salvaguardar as industrias de produtos típicos locais, em particular criando condições de “cross selling” a nível regional;

Incentivar e incrementar o consumo dos produtos regionais, tradicionais e qualificados.

Esta distinção permite a Monchique, valorizar, ainda mais, e promover o património gastronómico do Concelho, envolvendo as suas diversas entidades, associações e empresários do sector produtor tradicional e da restauração, entre outros.

Esta é uma distinção que muito nos orgulha e motiva. Este é um verdadeiro reconhecimento pelo trabalho diário de muitas pessoas que são os verdadeiros obreiros da afirmação da gastronomia de Monchique no contexto regional, tornando-a um elemento diferenciado para com a tradicional oferta turística da região. Quando apresentámos a candidatura sabíamos que teríamos hipóteses de vencer, fruto do trabalho já delineado, através de uma estratégia que tem sido revelada e trabalhada sector a sector em termos turísticos no âmbito da estratégia “ O Topo do Algarve”. Esta distinção afirma a nossa identidade e reafirma o nosso posicionamento estratégico no contexto turístico da Região do Algarve. Com esta distinção Nacional, teremos uma projeção nacional e internacional que devemos aproveitar para aumentar ainda a qualidade deste nosso produto estratégico, envolvendo cada vez mais os agentes e players locais, uma vez que por este setor podemos criar ainda mais dinâmicas, para além das existentes, de forma a que o setor primário e da produção faça cada vez mais sentido. Não temos dúvidas que somos detentores dos melhores produtos e com uma qualidade diferenciadora e genuína inigualável. Torna-se agora importante criar à sua volta mais projetos e produtos capazes de continuar a gerar emprego e riqueza para as populações locais. Com esta distinção e apoio, o caminho torna-se mais claro e proeminente.

No próximo ano, o Concelho de Monchique vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica nos seus mais variados eventos e comemorações. Pretendemos aprofundar os aspectos culturais associados, alargar o leque de ofertas em torno da gastronomia de Monchique e difundir pelo país e estrangeiro as nossas tradições, articulando sempre com os outros segmentos da estratégia turística local e também regional. Este Prémio “Monchique Terra de Culinária” coloca-nos no maior palco enquanto a terra da melhor gastronomia, dos melhores produtos, e também da melhor e mais genuína forma de receber quem nos visita.” rematou Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, minutos depois do anúncio feito de Vencedor deste Prémio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *