Educação, Mação, Sociedade

Mação integra projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar 2015/2016”

image009A Câmara Municipal de Mação participa pelo terceiro ano consecutivo, através do Serviço de Ação Social e com a colaboração da Escola Básica do 1.º Ciclo e do Jardim-de-Infância de Mação, no projeto nacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Um desafio lançado pela APCOI- Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil com o objetivo de incentivar e reforçar o consumo diário de fruta no lanche escolar, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis, prevenindo a obesidade e outras doenças associadas.

A 1.ª etapa arranca já na próxima terça-feira, 13 de outubro, e consistirá em motivar as crianças. Durante 12 semanas escolares, de 13 de outubro de 2015 a 15 de janeiro de 2016, as crianças ganham diariamente “Estrelas”” no “Quadro de Mérito” afixado na sala de aula, como recompensa pela ingestão de fruta. Os professores terão também à sua disposição “Guias” com centenas de atividades que incluem fichas de trabalho, jogos pedagógicos e muitos outros conteúdos divertidos para transmitir às crianças todos os passos para se tornarem verdadeiros “Heróis da Fruta”.

Nesta 1.ª etapa, a Câmara Municipal de Mação vai oferecer, durante 4 semanas, a fruta diária para o lanche escolar das crianças, sendo que a fruta varia todos os dias.

Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “esta é mais uma das formas de contribuirmos para a formação e crescimento saudável das crianças do nosso Concelho. Já atuamos a vários níveis, durante todo o ano letivo, e a alimentação é obviamente uma das áreas às quais dispensamos toda a nossa atenção. Tudo aquilo que pudermos fazer em benefício dos mais pequenos é sempre um contributo para que possam crescer saudavelmente e com as condições necessárias/adequadas para o seu desenvolvimento”.

As outras etapas do projeto desenrolam-se depois durante o resto do ano letivo, sendo que as crianças vão ter, à semelhança dos anos anteriores,  de compor o seu Hino da Fruta que será submetido a votação nacional.

Saiba mais aqui.

 

O que é a APCOI?

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 202.531 crianças através das seguintes iniciativas: 183.395 inscritas em quatro edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 8.000 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.491 foram atendidas por nutricionistas em sessões gratuitas de aconselhamento personalizado. Saiba mais emwww.apcoi.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *