Cultura, Matosinhos, Turismo

Nova Real Vinícola apresentada em festa em Matosinhos

unnamed (3)A Memória do Edifício com Joel Cleto e concertos com a Orquestra de Jazz de Matosinhos são alguns dos pontos altos do programa de sábado, 10 de Outubro, a partir das 10 horas.

Traga calçado adequada para uma festa em obra!

Por decisão da União Internacional de Arquitetos, celebrou-se na passada segunda-feira, 5 de Outubro, o Dia Mundial da Arquitetura. Para além de ter acolhido, pelas 21h30, a conferência do vencedor do Prémio Fernando Távora de Arquitetura, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu assinalar a efeméride com a apresentação pública do projeto de requalificação do antigo edifício da Real Vinícola, onde ficará sediada a Casa da Arquitectura e a Orquestra Jazz de Matosinhos. A “Obra em Festa” está marcada para o próximo sábado, 10 de Outubro, e pretende ser ao mesmo tempo uma celebração da arquitetura e um primeiro gesto de devolução à cidade daquele que foi o primeiro grande edifício industrial de Matosinhos.

A “Obra em Festa” contará com um momento formal de apresentação do projeto, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura, Guilherme Pinto. De manhã e à tarde haverá um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos. O programa inclui também visitas guiadas ao imóvel em obra, a cargo do autor do projeto de reabilitação, arquiteto Guilherme Vaz, e pelo historiador Joel Cleto, que conduzirá a viagem ao passado do edifício. Pelas 17 horas terá início a conferência “Espaços Culturais e Regeneração Urbana”, a cargo do arquiteto João Mendes Ribeiro.

A Casa da Arquitectura, peça fundamental da nova Real Vinícola, será, recorde-se, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura, concretizando a profunda ligação de Matosinhos a esta arte. No espólio da casa estão já representadas, entre outros, projetos e espólios dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

As obras em curso estão orçadas em cerca de 3,5 milhões de euros, num investimento total que rondará os seis milhões de euros, devendo ficar concluídas no final de 2016. De salientar ainda que o processo de reabilitação do edifício da Real Vinícola está a ser acompanhado e fixado pelo conceituado fotógrafo Luís Ferreira Alves.

A celebração do próximo sábado contará ainda com castanhas assadas e outras surpresas, incluindo um concurso de fotografia na aplicação Instagram.

Programa

MANHÃ

Apresentação do projeto e obra de reabilitação da Real Vinícola

10H30 | – Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – Guilherme Pinto

11H00 – Guilherme Vaz, arquiteto autor do projeto de reabilitação.

12H00 | Atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos

TARDE

Apresentação do projeto e obra de reabilitação da Real Vinícola

14H30 | – Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – Guilherme Pinto

15H00 | – Guilherme Vaz, arquiteto autor do projeto de reabilitação.

15H30 | Joel Cleto – Memória do Edifício e as suas funções

16H30 | Atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos

17H30 | Conferência “Espaços Culturais e Regeneração Urbana” – arquiteto João Mendes Ribeiro


Entrada Livre

Organização: Câmara Municipal de Matosinhos

Parceria: Casa da Arquitectura; Orquestra Jazz de Matosinhos

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *