Monchique, Sociedade

Monchique tricota manta pelos direitos dos Idosos

2 (1)Em Portugal, segundo os Censos de 2011, existem 2.010.064 habitantes com mais de 65 anos, representando 19% da população.

Monchique tem um índice de envelhecimento elevado, sendo que 31% da sua população total são pessoas com mais de 65 anos.

São números que comprovam a necessidade da sociedade portuguesa em reorganizar o cuidado e a proteção desta franja da sua população.

O envelhecimento da população não é, nem deve ser encarado como um problema, mas sim como uma conquista.

Envelhecer com qualidade de vida constitui um desafio à responsabilidade individual e coletiva.

Consciente desta realidade, o Município de Monchique associou-se à campanha “Tricota esta ideia – uma manta pelos direitos dos idosos”, promovida pelo projeto “Juntos por Mais” como forma de sensibilizar e consciencializar a população para os direitos da população sénior, para o envelhecimento e respeito pelo idoso, para o combate ao isolamento e para a promoção do convívio interinstitucional e intergeracional, dinamizando e rentabilizando as parcerias existentes no seio da comunidade.

A Câmara Municipal de Monchique lançou o desafio e a população respondeu com a realização de quadrados de tricot, que foram entregues na Câmara Municipal, e que resultaram numa manta com 3 metros de largura por 8,10 metros de comprimento, composta por 270 quadrados, que foi enviada para o Projeto “Juntos por mais” para ser unida aos restantes trabalhos e posteriormente formalizar a candidatura ao Guiness World Book of Record, na categoria de “Maior Manta do Mundo”.

No passado dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, este trabalho e grande parte dos seus autores marcaram presença no Festival Saberes e Sabores Tradicionais de Portugal “Tric Nic” que decorreu em Oeiras, organizado pelo Projeto “Juntos por mais”, com o objetivo de concluir esta campanha de sensibilização.

Para além da exposição da manta gigante, este festival pretendeu promover um momento de convívio inter-institucional, associado à comemoração do Dia Internacional do Idoso.

Esta foi a primeira de uma série de iniciativas que a Câmara Municipal de Monchique vai levar a efeito durante este mês a que chamou “Mês do Idoso”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *