Mação, Sociedade

Mação comemorou o Dia do Idoso

idoso49A Câmara Municipal de Mação, através do Clube Sénior, assinalou a data com um dia preenchido de atividades. Este ano a comemoração deste importante dia teve lugar no Centro Cultural e Recreativo de São José das Matas, contando com o apoio do GTAPII – Grupo de Trabalho e Apoio à População Idosa Institucionalizada, da Academia de Cooperação e Cultura, do Centro de Dia de São José das Matas e da Junta de Freguesia de Envendos.

O dia destinou-se aos membros inscritos no Clube Sénior e que têm participado nas suas atividades, bem como aos idosos institucionalizados nos Lares e Centros de Dia das Instituições do Concelho.

Na parte da manhã os vários grupos do Clube Sénior participaram numa atividade musical, cantando uma música por eles criada e ensaiada, no âmbito do projeto “Recordar e Cantar”. Este projeto decorreu ao longo do ano 2014/2015, onde os idosos realizaram uma recolha literária de versos, poemas, décimas, entre outros, e os musicalizaram com o apoio da professora Elisabete Loureiro. Ainda durante a manhã, também os elementos da Academia de Cooperação e Cultura fizeram uma participação musical para todos os presentes.

Depois do almoço, oferecido pela Câmara Municipal, teve lugar uma animação musical, com baile e muita alegria. O dia terminou com um bolo comemorativo e com a entrega de uma lembrança alusiva ao dia.

O Clube Sénior da Câmara de Mação agradece o apoio do Centro de Dia de S. José das Matas; do Centro Cultural e Recreativo de S. José das Matas; da Academia de Cooperação e Cultura, pela participação no espetáculo musical; dos colegas de outros serviços da Câmara Municipal (Biblioteca, Museu, CIK, Serviços Culturais,…); da Junta de Freguesia de Envendos; de todas IPSS do Concelho; do GTAPII – Grupo de Trabalho e Apoio à População Idosa Institucionalizada; das Associações de Envendos, Vale da Gama e Penhascoso.

Refira-se que o Clube Sénior de Mação é um projeto da Câmara Municipal de Mação, que integra o seu Programa de Intervenção Junto dos Idosos do Concelho de Mação designado “Mação, Um Concelho Amigo do Idoso”.

O Clube Sénior é um espaço de promoção de atividades desportivas, culturais e recreativas para os idosos, de forma concertada e multidisciplinar. Congrega as atividades que já existem com outras ações novas que têm vindo a ser desenvolvidas. O objetivo passa por promover um conjunto de atividades descentralizadas, de carácter contínuo e/ou pontual, abertas à população idosa institucionalizada e não institucionalizada, aproveitando os recursos e respostas já existentes e apostando em parcerias entre diversas entidades e serviços.

O Clube Sénior destina-se a Munícipes Maçaenses com idade igual ou superior a 65 anos, sendo que podem participar gratuitamente nas atividades descentralizadas, que decorrem todo o ano, nas várias Freguesias. Para mais informações contactar o Clube Sénior pelo telefone 241577283.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *