Cultura, Mação, Sociedade

Prémios e Exposição do Concurso de Fotografia de Mação

image006 (2)No dia 3 de outubro teve lugar a Cerimónia de entrega dos Prémios do Concurso de Fotografia “Património Natural e Cultural de Mação”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação agradeceu a presença dos participantes no Concurso, em  especial dos vencedores. Vasco Estrela referiu a “satisfação pelo elevado número de participantes e de fotografias a concurso, trabalhos muito interessantes e com um enorme nível de qualidade”. Referiu que o Município de Mação já tinha organizado Concursos na área da fotografia na década de 90 e que agora se pensou lançar um novo desafio que além da gratificação pelo elevado número de participantes,  permitiu “termos muitas e diversificadas fotografias, de todas as freguesias do concelho, que constituem agora um acervo municipal muito rico e que poderemos utilizar noutras ocasiões”.

Das mais de 600 fotografias que o Município de Mação recebeu o júri deliberou premiar os seguintes participantes: 1º Prémio: Fotografia “The Gate” da autoria de António José Gonçalves Ramos, de Casével; 2º Prémio: Fotografia “Rua Formosa” da autoria de Francisco José Cordeiro Alves, de Ermesinde e 3º Prémio:  Fotografia “Portal” da autoria de Rui Frederico Parente Lopes, de Ortiga, Mação.

Em relação ao participante mais jovem o Prémio foi atribuído a Rita Valente Marques, 10 anos, de Mação.

O concurso foi lançado no início da primavera de 2015 tendo como objetivo desafiar a criatividade da população portuguesa, de modo a desenvolver ou promover hábitos culturais e competências técnicas no âmbito da fotografia. A entrega dos trabalhos decorreu entre maio e o início de setembro.

O concurso foi subordinado ao tema “Património Natural e Cultural de Mação”, sendo que se consideravam enquadradas neste tema fotografias que retratassem estes aspetos da vida do Concelho de Mação, numa perspetiva de descoberta e divulgação da riqueza destes cerca de 400 km’s2 no centro de Portugal.

Após a entrega dos Prémios teve lugar a inauguração da Exposição de todas as Fotografias dos participantes no Concurso. São mais de 600 fotografias sobre o Concelho de Mação reunidas na Exposição “Património Natural e Cultural de Mação” que será está agora patente na galeria do Centro Cultural Elvino Pereira duramente um mês, até 3 de novembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *