Póvoa de Varzim, Sociedade

Centenas de pessoas em convívio que assinalou Dia do Idoso na Póvoa de Varzim

Centenas de pessoas em convívio que assinalou Dia do IdosoMais de 400 pessoas reuniram-se no dia 1 de outubro, em São Pedro de Rates, para comemorarem o Dia Internacional do Idoso.

O evento, organizado pela Câmara Municipal, pretende proporcionar às pessoas idosas que frequentam instituições sociais do concelho um dia diferente. A partilhar este dia com os idosos estiveram, em representação do Município, os Vereadores Andrea Silva e Ricardo Zamith, e ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João.

A Vereadora da Coesão Social transmitiu que “já há vários anos promovemos este evento mas é com grande satisfação que cada ano somos mais aqui em Rates a comemorar este dia. Isso deixa-nos ficar particularmente felizes. Este é um encontro solidário, de partilha e de felicidade”.

Andrea Silva referiu ainda que é intenção do Município, com esta comemoração, que “as pessoas se sintam bem aqui e saiam daqui com um sorriso na cara, ou seja, felizes”.

As comemorações tiveram início com a Celebração de Eucaristia na Igreja Românica, seguida de Almoço de confraternização no Centro de Artesanato. O almoço contou com a animação do cantor poveiro Manuel Moura, contribuindo para que este fosse um momento de convívio e diversão. Veja a fotogaleria.

A Beneficente, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Paroquial de Terroso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Associação de Reformados Poveiros e Fundação Alexandrina de Balasar foram as instituições do concelho que participaram na comemoração da efeméride.

Foi em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas, que se começou a comemorar o Dia Internacional do Idoso, como forma de reconhecimento do envelhecimento da população mundial, facto que pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, económicas, culturais e espirituais da humanidade em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *