Ansião, Educação

Rota dos 20 anos das Eco-Escolas em Ansião

DSC_0005Teve início no dia 23 de Setembro, no Instituto Vasco da Gama, em Santiago da Guarda, a Rota dos 20 anos das Eco-Escolas. Após uma semana de desenvolvimento desta actividade, a entrega dos Testemunhos da Rota ao Executivo Municipal ocorreu no edifício dos Paços do Concelho na manhã de 30 de Setembro.

A Rota das Eco-Escolas é uma acção anual integrada no Programa Eco-Escolas da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), que em 2016 comemora 20 anos de actividade. Este programa procura induzir estratégias de intervenção na comunidade baseadas na identificação de problemas e soluções que visem um dia a dia mais sustentável, através da acção das escolas aderentes ao projecto.

De há 16 anos a esta parte que o Município de Ansião se tem associado ao Instituto Vasco da Gama, na prossecução desta iniciativa que visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e poder local.

Os “Testemunhos da Rota” contêm quatro elementos: o “Pergaminho”, onde cada Eco-Escola elencará pelo menos uma sugestão e um compromisso para a melhoria da mobilidade, uma “Bandeira”, que será assinada por todos os intervenientes no Programa Eco-Escolas do distrito de Leiria, um “Livro das Escolas”, onde cada escola colocará mensagens sobre o que é para si ser Eco-Escola e um “Livro dos Municípios”, que se destina a recolher ideias, sugestões e mensagens sobre o projecto e sustentabilidade.

A transmissão dos “Testemunhos da Rota” ao Município de Figueiró dos Vinhos está agendada para o dia 1 de Outubro, garantindo-se assim a continuidade do desenvolvimento desta actividade que culminará no Município do Bombarral, no mês de Abril de 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *