Cultura, Mação, Sociedade

Espaço de Memória das 3 Aldeias – Mostra Etnográfica e Artes Tradicionais em Mação

em_3aldeias006No dia 26 de setembro foi inaugurado o novo Espaço de Memória do Concelho de Mação. O novo espaço situa-se no recinto de Festas da Aldeias de Monte Penedo, Ribeira de Boas Eiras e Espinheiro.

Este novo espaço guarda memórias e objetos, utensílios, produtos e vivências que deram origem à identidade daquela comunidade. O objetivo é transmitir essa mesma identidade ás gerações vindouras pois a essência das cultura passa pelas memórias, elo de ligação entre o passado e o futuro.

Maria Emília Salgado, Presidente da Associação de Melhoramentos de Monte Penedo, Ribeira de Boas Eiras e Espinheiro, agradeceu o contributo de todos para que aquele espaço tenha sido possível, desde o apoio da Câmara Municipal de Mação, nomeadamente através do Museu, como de todos os habitantes e naturais das 3 aldeias pela doação das peças que integram o Espaço de Memória.

Luíz Oosterbeek, coordenador do Museu de Mação, referiu a tomada de consciência que se tem da importância de preservar as memórias, de haver uma passagem de saber. Referiu que são estes espaço que, como o nome indica, preservam memórias que têm cada vez mais interesse e disse à comunidade local que lhes cabe agora abrir as portas e deixar ou outros conhecer os seus objetos, tradições e artes.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu o orgulho em ver esta obra inaugurada, resultado de muitas vontades, bem como a importância de ver estes Espaços concretizados. Agradeceu o empenho da Associação de Melhoramentos das 3 aldeias, o trabalho dos técnicos do Museu e de todos quantos contribuíram para que o espaço se tornasse realidade.

Vasco Estrela falou no projeto dos Espaços de Memória como polos museológicos em todo o espaço concelhio, cada um dedicado às memórias locais e referiu ainda que estão já em projeto mais dois Espaços de Memória, um em Envendos, sobre a indústria do presunto e outro em Ortiga, ligado à Pesca. Deixou ainda o repto a outras Associações e agentes locais para que apresentem projetos neste sentido, que preservem as memórias e vivências locais.

Após a inauguração teve lugar um lanche-convívio oferecido pela Associação de Melhoramentos de Monte Penedo, Ribeira de Boas Eiras e Espinheiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *