Mação, Saúde, Sociedade

Estratégias Positivas para um melhor Bem-estar em Mação

image001 (10)No dia 24 de setembro o Conselho Local de Ação Social promoveu em Mação uma ação do projeto “À conversa com… “, pela psicóloga Catarina Rivero. A sessão , que surgiu no âmbito do Plano de Ação da Rede Social do Concelho de Mação, teve lugar no Auditório Elvino Pereira, com o tema “Estratégias Positivas para um melhor Bem-estar “.

Catarina Rivero é Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Em Mação, apresentou  “Estratégias Positivas para um melhor Bem-estar”. Explicou que a Psicologia Positiva assenta em 5 áreas de estudo: as emoções positivas, as relações positivas, o sentido para a vida, a realização e o flow (que remete para o prazer que se retira do tempo que se leva a fazer algo, ao contrário do fim de um processo). Catarina Rivero falou ainda no conceito de “inesperados ”, situações desagradáveis, ou não, mas com as quais não contávamos e que vamos ter que gerir.

Um outro conceito abordado foi o de Reciclar Emoções ao lidar com problemas, quando estamos “com a neura”, entre outros. Referiu a importância de dormir, porque nos restabelece emocionalmente, bem como na importância de conversar, para ganhar perspetiva sobre os acontecimento.

Catarina Rivero fez uma abordagem ao conceito de Resiliência, que é a capacidade para lidar com as adversidades, tão importante nos dias que correm. Por fim, fez uma explicação sobre a diferença entre ser-se otimista ou “pateta alegre”. Explicou que o otimista vê os obstáculos e procura a melhor forma de lidar com eles enquanto que um “pateta alegre”, tal como alguém que não vê alegria em nada, já entra num campo patológico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *