Educação, Lamego

Câmara de Lamego oferece manuais e refeições escolares

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

No arranque de mais um ano letivo, as famílias mais carenciadas do concelho de Lamego vão ter uma ajuda preciosa. A Câmara Municipal de Lamego vai comparticipar as despesas escolares dos alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico e as crianças da educação pré-escolar que pertencem a agregados familiares que integram os escalões 1 e 2 do abono de família. Estes auxílios económicos traduzem-se na oferta de livros e na atribuição de subsídios para a alimentação.

Num quadro de graves dificuldades económicas que algumas famílias atravessam, esta medida visa promover a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo das crianças que integram famílias de baixos rendimentos. Para o ano letivo 2015/16, a autarquia de Lamego prevê reforçar o apoio social escolar, através de um investimento superior a 205 mil euros. A 363 crianças do 1º Ciclo do ensino básico, que usufruem do “escalão A ou B”, serão oferecidos os manuais escolares e a 367 o pagamento por inteiro das refeições durante a frequência das aulas. Por outro lado, a 246 crianças da educação pré-escolar da rede pública serão oferecidas ou comparticipadas as refeições, cujas famílias integram os escalões 1 e 2 do abono de família ou vivam nas freguesias rurais do concelho.

Ao nível do apoio escolar, no concelho de Lamego, até ao 9º ano de escolaridade o transporte para os estabelecimentos de ensino é gratuito para todos. No ensino secundário, esta ajuda é alargada aos jovens que se situam no 1º escalão do abono de família. Os restantes apenas pagam metade.

Os interessados em obter estes auxílios económicos devem informar-se junto do Gabinete de Atendimento do Município de Lamego, onde podem preencher o respetivo formulário de candidatura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *