Baião, Turismo

Saberes e sabores de Baião viajam até ao Porto

unnamed (10)Conhecido pela qualidade dos seus produtos locais e pelo bom paladar da sua gastronomia típica, o concelho de Baião acolhe todos os anos largos milhares de visitantes que ali se deslocam para apreciar a “boa mesa” proporcionada pelos restaurantes locais.

Para aproximar esta oferta gastronómica do público do grande Porto, a Câmara Municipal de Baião promove, pelo segundo ano consecutivo, na cidade do Porto, o evento “Saberes e Sabores de Baião”.

Marcado para o fim-de-semana de 25 a 27 de setembro, o certame realiza-se na antiga Fábrica da EDP, na rua do Freixo (freguesia de Campanhã), e nele poderão ser encontrados sabores para todos os gostos e paladares.

A “mesa” é posta na sexta-feira, a partir das 18h00, com a realização da abertura oficial. A partir daí, os restaurantes presentes irão confecionar ao almoço e ao jantar pratos muito apreciados como o Anho Assado com Arroz de Forno ou o Cozido à Portuguesa com carnes produzidas em Baião. Os restaurantes irão apresentar ainda como opções alternativas, pratos de bacalhau e de carne, ficando a definição destes ao critério de cada unidade de restauração presente.
As refeições poderão ser acompanhadas pelos vinhos verdes da casta Avesso, pelo sumo de laranja da Pala, pelo biscoito da Teixeira ou pela broa de milho cozida no próprio recinto.

Nos expositores, colocados no evento, poderão também ser encontrados produtos como as compotas, os licores, a doçaria regional, os fumeiros, os queijos, os chás e ervas aromáticas, ou os produtos confecionados à base de cogumelos.
Estará ainda disponível um expositor com uma grande variedade de vinhos verdes da casta Avesso, produzidos em Baião.
As bengalas de Gestaçô e as cestas de Frende contam-se entre os elementos do artesanato que também serão promovidos na “invicta”.

FAZER DA MESA UMA RIQUEZA

O evento tem entrada livre, e visa promover a qualidade da restauração e dos seus produtos locais junto do público do Grande Porto, em particular dos baionenses que ali vivem, de todos aqueles que gostam do concelho de Baião e ainda dos muitos turistas que hoje visitam a cidade do Porto.

O recinto contará com animação ao vivo durante toda a duração do evento, estando esta a cargo de grupos de concertinas , de grupos de gaitas de foles e de outros instrumentos tradicionais; a tarde de domingo fica dedicada ao folclore.

O evento “Saberes e Sabores de Baião” é organizado pela Câmara Municipal de Baião e pela Associação Porto de Baião, com o apoio do Instituto de Emprego e de Formação Profissional, do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *