Portimão, Sociedade

Portimão assinala o 1º Centenário do Congresso Regional Algarvio (1915-2015)

AF Selo-finalNo âmbito das comemorações do centenário do 1º Congresso Regional Algarvio, realizado no Casino da Praia da Rocha, em Portimão, de 3 a 5 de Setembro de 1915, serão realizadas, até ao final do ano, diferentes iniciativas com o objetivo de relembrar, debater e divulgar a importância histórica desse momento para o conhecimento do contexto político e social da época e homenagear esta singular ação dos republicanos algarvios e as suas propostas para o progresso da região.

O dia 27 de setembro, data em que se distingue mundialmente o Turismo, será marcado pela divulgação digital de uma das 24 teses apresentadas no Congresso de 1915. O início desta partilha será feito precisamente com a comunicação de Thomaz Cabreira intitulada “Zonas de Turismo”, que em 1915 previa para Portimão e para a região, o aproveitamento de um conjunto de potencialidades em prol da indústria turística. Este documento poderá ser consultado nos websites do Museu de Portimão e da Câmara Municipal.

O programa prossegue no dia 29, às 10h30, com o lançamento da publicação “Cruzeiros Turísticos – Uma perspetiva sistémica e multidisciplinar”, realizado a bordo do Navio Ocean Princess, no Porto de Cruzeiros de Portimão.

No dia 10 de outubro, mês em que se assinala a implantação da República de 1910, terá lugar, no Museu de Portimão, a Conferência “1915- O Algarve revisitado” na qual se fará a contextualização deste 1º Congresso Regional Algarvio e o que ele representou para a região, onde igualmente serão evocadas figuras como o fotógrafo Valentim Fonseca Dias e o barítono portimonense Alfredo Mascarenhas, para além da interpretação da “Canção da Rocha” composta especialmente para aquela iniciativa republicana.

As comemorações, que culminarão no dia 12 de Dezembro com a inauguração da exposição “O Congresso Regional Algarvio” no Museu de Portimão, serão marcadas por uma edição comemorativa de postais da Praia da Rocha no início de século, pelo GAMP-Grupo de Amigos do Museu de Portimão, tertúlias, encontros de reflexão e debates tendo como tema “100 ANOS DEPOIS QUE ALGARVE?”.

 

1º Congresso Regional Algarvio

Traduziu-se no grande momento de afirmação e reflexão regionalista onde, pela primeira vez, foi feito o levantamento das potencialidades e constrangimentos do Algarve. A imprensa regional da época deu grande cobertura ao acontecimento, de que a revista “Alma Nova“ (órgão oficial do Congresso) e os semanários republicanos “O Heraldo”, “A Alma Algarvia” e “O Algarve” constituem um bom exemplo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *