Celorico de Basto, Sociedade

Município de Celorico de Basto e Movijovem assinaram protocolo que resultará na criação da Pousada da Juventude

_DSC8487Em cerimónia decorrida na tarde de terça-feira, o Município de Celorico de Basto representado pelo seu Presidente, Joaquim Mota e Silva, e a Movijovem, representada pelo seu diretor nacional, Ricardo Araújo, assinaram um protocolo que irá permitir a criação da Pousada da Juventude de Celorico de Basto. A cerimónia protocolar contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que apadrinhou esta iniciativa que envolve o Município de Celorico de Basto e a entidade gestora das “Pousadas da Juventude” e do “Cartão Jovem”.

O autarca Celoricense salientou a importância deste momento referindo que “este é o momento em que se concretiza um antigo desejo e se lança uma obra de enorme importância para o Concelho, dando continuidade à aposta no turismo, estratégia que já apresenta resultados muito positivos”. Joaquim Mota e Silva destacou ainda que “esta obra é também importante porque se recuperou património de elevado interesse e beleza, que estava devoluto e que agora está ao serviço da população, com enorme utilidade, potenciando a atratividade turística de um Concelho reconhecidamente interessante no turismo de natureza mas também histórico e patrimonial. Aderir a uma rede tão importante e dinâmica como a das Pousadas da Juventude assegurará uma promoção efetiva e valorizadora, permitindo atrair turistas nacionais e estrangeiros, que irão experienciar Celorico de Basto e daí resultarão enormes benefícios para a nossa economia local” – Concluiu o Presidente da Câmara na sua intervenção.

O Secretário de Estado da Juventude e Turismo, Emídio Guerreiro, mostrou a sua satisfação em estar presente em Celorico de Basto para a assinatura deste protocolo, destacando o esforço e empenho das duas partes na obtenção deste acordo. O governante, conhecedor da realidade do projeto destacou “a qualidade da obra de recuperação que tive a honra de inaugurar em 2013, no âmbito da abertura da Ecopista da Linha do Tâmega e a importância do Concelho passar a contar com um equipamento desta natureza, que coloca Celorico de Basto no mapa nacional das Pousadas da Juventude”. Emídio Guerreiro referiu a relevância da Movijovem e em particular das Pousadas da Juventude e salientou o esforço realizado pelo governo na sua restruturação, mostrando-se satisfeito com os resultados obtidos, no serviço prestado mas também na vertente financeira “tradicionalmente deficitária e impeditiva de novos investimentos que garantissem o seu conforto e modernidade e portanto, a sua atratividade”. Aproveitando o modelo da Pousada da Juventude de Celorico de Basto, agora protocolada, o Secretário da Juventude e Desporto explicou que os resultados positivos obtidos na gestão da Movijovem se alcançaram devido a novas parcerias entretanto efetuadas, envolvendo privados e também Municípios com quem o estado reparte a gestão, mediante o cumprimento de um caderno de encargos que não descaracteriza os princípios das pousadas da juventude no serviço prestado ou no preço praticado.

A pousada da Juventude de Celorico de Basto tem como localização um conjunto de edifícios da antiga Estação de caminho de ferro, na maioria reconstruídos no âmbito da construção da ecopista de Celorico de Basto, designadamente o edifício da Estação, o alpendre, a antiga casa do chefe da estação e um edifício de sanitários de uso comum. Este equipamento está a ser alvo de pequenas obras de adaptação e englobará quartos duplos, múltiplos, familiares e apartamentos, num total de 38 camas que estarão disponíveis com muita brevidade. A casa do chefe da estação será recuperada numa segunda fase e juntará mais 12 camas a este equipamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *