Cultura, Évora

Évora comemora Jornadas Europeias do Património 2015

Passeio Cultural TouregaA Câmara Municipal de Évora associa-se, entre 25 e 27 de Setembro, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, cujo tema transversal deste ano é ó “Património Industrial e Técnico”.

A realização de visitas guiadas e de jogos educativos são as atividades propostas pelos serviços municipais. Assim, no dia 25 – sexta-feira, o destaque vai para o jogo educativo “Vamos descobrir como funciona a maquinaria da água!”, destinado às escolas do 1.º ciclo. Esta iniciativa lúdica vai decorrer ao longo do dia na Unidade Museológica da antiga Central Elevatória de Água, na Rua do Menino Jesus, “com o objetivo de consciencializar as crianças para o valor e a importância desse património industrial e técnico local.”

Para dia 26 – sábado, estão agendadas duas visitas guiadas. Logo pela manhã, a sugestão passa pelo passeio cultural Valverde – Tourega. A concentração dos participantes está marcada para as 9h no Conventinho do Bom Jesus de Valverde. Daí, os caminheiros seguem uma visita aos jardins da Mitra, caminhando em seguida em direção à Tourega, onde terá lugar uma visita às ruinas romanas. O programa termina perto das 13h após uma visita e palestra na Igreja de N. Sr.ª da Tourega.

Este passeio é organizado pela união de Freguesias da Tourega e Guadalupe, pela Câmara Municipal de Évora e Direção Regional da Cultura. O apoio é da Universidade de Évora e dos Caminheiros D’Além-Tejo.

Para a tarde de dia 26, entre 16h e as 19h, está programada uma visita guiada à Casa da Balança, localizada no Largo do Chão das Covas e Travessa das Canastras. “A Oficina de Aferição Municipal e O Gabinete de Curiosidades da História do Metro e do Sistema Métrico” é a proposta que aqui se apresenta.

Todas as iniciativas inseridas nas Jornadas Europeias do Património são de participação gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *