Cultura, Trofa

Jornadas Europeias do Património 2015 promovem riqueza natural do Concelho com a Exposição “Fauna da Trofa: Um percurso pelos vertebrados”

ehodoypvbje2lg0pgk5gucnmoq2A Exposição “Fauna da Trofa: Um percurso pelos vertebrados” da autoria dos fotógrafos Trofenses Alberto Maia, Jorge Moreira e Joel Silva assinalam este ano, as Jornadas Europeias do Património 2015 na Trofa, numa organização da Câmara Municipal.

Esta mostra que será inaugurada a 27 de setembro, pelas 11h00, na Estação Ferroviária da Trofa, propõe descoberta dos anfíbios, aves, mamíferos e répteis que se encontram no Concelho.

As suas fotografias são o resultado de centenas de saídas de campo, efetuadas por Alberto Maia, Jorge Moreira e Joel Silva, três amantes da natureza que, nesta matéria, já possuem um amplo currículo.   

Num Concelho onde a industrialização, a mobilidade e o tráfego constante fazem parte do dia a dia, nem sempre conhecemos as espécies animais que vivem ao nosso lado, nos campos e bosques das orlas das zonas habitacionais.

De facto, as espécies silvestres deste concelho são numerosas e diversificadas. No entanto, observá-las implica parar, o que nem sempre se proporciona. Os fotógrafos Alberto Maia, Joel Silva e Jorge Moreira conseguem precisamente isso. As suas fotografias exibem o resultado de imensas horas destas “paragens”.

São registos de animais que aqui habitam todo o ano ou que, por vários motivos, sobem o rio Ave, vindos do litoral ou, simplesmente, aqui aterram para descansar durante a sua jornada migratória. 

E porque este ano as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, esta mostra decorre na Estação Ferroviária da Trofa, mostrando as potencialidades que aquele espaço, moderno e exemplo da arquitetura e da engenharia contemporânea dispõe para poder receber eventos ligados à cultura, à arte e ao património.

Esta iniciativa conta também com o apoio da empresa pública Infraestruturas de Portugal.

 

Alberto Maia

Natural de São Martinho de Bougado, Trofa. Dedica-se à fotografia da natureza e vida selvagem desde o ano de 2000 e os principais interesses são os vertebrados, com especial destaque para as aves. A divulgação do património natural do Concelho da Trofa tem sido uma das suas bandeiras, tendo publicado os seus trabalhos em inúmeras publicações locais. São já várias também as participações em livros, revistas e exposições um pouco por todo o país. Mas é nas redes sociais e páginas de fotografia que mais tem divulgado o seu trabalho.

 

Joel Silva

Natural de São Martinho de Bougado, Trofa. Dedica-se à fotografia da natureza e vida selvagem desde o ano de 2011. Tem particular interesse por fotografar e divulgar as diferentes espécies de aves existentes na nossa fauna. Já viu os seus trabalhos publicados em algumas revistas da especialidade e está a preparar a participação em exposições. O autor tem um site, atualizado regularmente, onde mostra o seu trabalho.

 

Jorge Moreira

Natural de São Martinho de Bougado, Trofa. Dedica-se à fotografia de natureza e vida selvagem desde 2009. Embora os seus trabalhos estejam vocacionados para as aves tem uma atenção especial pelo registo da fauna do Concelho da Trofa. Já participou e organizou diversas exposições de fotografia assim como já viu um trabalho seu publicado em revista. As suas fotografias podem ser visualizadas em algumas páginas web.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *