Educação, Vila do Bispo

Novo Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens abre portas para o ano letivo em Vila do Bispo

_MG_4793-2O novo Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens dotado de equipamento moderno e com grande conforto abriu portas no dia 18 de setembro, para receber os alunos do Jardim-de-Infância e os alunos do 1º ciclo (1º ano).

Para acolher as crianças e os pais neste primeiro dia de aulas esteve presente o presidente da autarquia, Adelino Soares, e a vereadora, Rute Silva, responsável pelo pelouro da educação, as professoras e o diretor do Agrupamento Escolas do Concelho de Vila do Bispo, Paulo Toste.

O autarca durante a receção aos novos alunos do ensino básico e aos respetivos pais realizou uma visita guiada pelo amplo e moderno espaço escolar devidamente equipado com mobiliário adequado às necessidades da comunidade escolar. No decorrer da vista, Adelino Soares referiu alguns aspetos da arquitetura do edifício e as respetivas vantagens dos mesmos, nomeadamente no aproveitamento da luz natural (luz solar zenital).

Para o próximo dia 21 de setembro está agendado o arranque do novo ano letivo para os restantes alunos do ensino básico.

Este equipamento, com capacidade para receber 206 estudantes, irá receber, este ano letivo, 76 crianças, das quais 25 são do Jardim-de-Infância e 51 do 1º ciclo, provenientes do ensino básico e pré-escolar de Barão de São Miguel, Budens, Salema e Burgau.

O novo edifico educativo, cujo projeto é da autoria do arquiteto Mário Martins, custou mais de um milhão e duzentos mil euros, encontra-se localizado no sítio do Piçarral em Budens, tem uma área de implantação de 1.902,00 m2 e é constituído por um único piso, onde funcionam 6 salas de aula destinadas ao ensino básico (1º ciclo) e 2 salas destinadas a Jardim de Infância. O edifício dispõe também de uma sala polivalente/refeitório com versatilidade para funcionar autonomamente aberta à comunidade. A zona exterior do edifício comtempla áreas pavimentadas, zonas arborizadas e arruamentos de acesso dotados de todas as infraestruturas de urbanização.

Para a construção desta obra, a Câmara Municipal obteve uma comparticipação do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), através da medida 3.7. Centros Educativos Rurais do Algarve, em cerca de € 900.000,00 correspondente a 85%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *