Cultura, Palmela, Sociedade

II Feira Medieval de Palmela proporciona viagem no tempo a população e visitantes

PrintA II Feira Medieval de Palmela, que decorre nos dias 25, 26 e 27 de setembro, é uma organização do Município com a Aliusvetus – Associação Cultural História e Património.  Entre o castelo e o arrabalde da vila, população e visitantes preparam-se para viajar no tempo e conhecer as novidades desta segunda edição, com destaque para o Ritual Almenara, que decorrerá no sábado – uma recriação apresentada pelas associações PIA e Dançarte, do episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos e após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.

Inspirados pelas histórias e pelas culturas que se cruzaram no coração da vila, ao longo dos séculos, estes três dias de festa convidam os visitantes a viver um ambiente de festa e alegria, com um vasto programa de animação, recheado de música, dança, torneios, espetáculos de fogo, arraiais, jogos e ceias medievais. Esta iniciativa mereceu o acolhimento de diversas estruturas locais, com destaque para as da área do turismo e restauração, com a oferta de programas especiais nos hotéis do concelho e preparação das  ceias medievais, nomeadamente, a Pousada do Castelo, a Casa de Atalia Adega e a Taverna Bobo da Corte; o Centro Moinhos Vivos, com a iniciativa “A Vida de um Moleiro” e os tours proporcionados pelas empresas Vini Emotion e Dreamland.

Mais informações no site da Câmara Municipal de Palmela, em http://www.cm-palmela.pt/pages/1739.

 

O projeto  “Palmela Almenara”

A Feira Medieval é a face mais visível do projeto “Palmela Almenara”, apresentado publicamente em maio, na Noite Europeia dos Museus. Este projeto ambicioso parte da cultura e da história locais para criar produtos turísticos sustentáveis e diferenciadores, contando, também, continuar a mobilizar a população e os agentes locais – associações, grupos de teatro e artistas, comunidade educativa, restauração e hotelaria, entre outros – em torno deste propósito comum.

O projeto “Palmela Almenara” foi alvo de uma candidatura junto da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito das ações integradas de desenvolvimento urbano sustentável, previstas no acordo de parceria Portugal 2020.

Este é considerado o «Ano 1» do “Palmela Almenara”, que se expandirá até 2020, procurando afirmar o concelho como destino privilegiado de turismo histórico, aos níveis nacional, mas também europeu.

 

Bilheteira:

1 dia – 2 euros

3 dias – 4 euros

Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam

Locais de venda:  Casa Mãe da Rota de Vinhos | Posto de Turismo de Palmela | Cine-Teatro S. João | Biblioteca de Pinhal Novo

Nos dias da feira, os bilhetes estarão à venda na entrada do recinto.

 

Aluguer de Trajes da Época Medieval:

Pavilhão Alius Vetus (estacionamento da Igreja de S. Pedro, junto aos Paços do Concelho | Nos dias e horário da Feira Medieval

Preço: 7 euros (válido para os três dias).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *