Educação, Montijo, Sociedade

Escola Pública no Montijo proporciona apoio às famílias

visita escola caneiraNo arranque do novo ano escolar, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, realizaram, no dia 15 de setembro, uma visita simbólica à Escola Básica da Caneira com o objetivo de demonstrar a importância das Atividades de Animação e Apoio à Família (vulgo serviço de complemento de horário).

Nuno Canta e Maria Clara Silva conversaram com alguns pais, incluindo elementos da Associação de Pais do Jardim de Infância e Escola Básica da Caneira sobre a importância do apoio social que a câmara, os agrupamentos escolares e as associações de pais prestam às famílias através das atividades de enriquecimento curricular e do serviço de complemento de horário.

“É importante os munícipes perceberem que a rede pública de ensino no Montijo tem um desenvolvimento significativo nesta área. Praticamente todas as escolas têm Atividades de Apoio à Família, através da câmara, e a Componente de Apoio à Família é promovida pelas associações de pais. Estes projetos precisam de ser evidenciados, pois representam um apoio muito importante às famílias e são um esforço conjunto de toda a comunidade em benefício das nossas crianças, em consonância com os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos da Criança”, afirmou Nuno Canta.

A Associação de Pais da Escola da Caneira expressou, igualmente, a necessidade de divulgação deste tipo de serviços com o objetivo de garantir, inclusive, o futuro da Escola Básica da Caneira que, este ano, já viu reduzido o número de turmas de 1.º ano do ensino básico.

Na Escola Básica da Caneira, em média, diariamente, participam 25/30 crianças do pré-escolar nas Atividades de Animação e Apoio à Família que são asseguradas pela câmara. No 1.º ciclo, a Componente de Apoio à Família é promovida pela Associação de Pais, com o apoio logístico e financeiro da câmara e do agrupamento de escolas, e é frequentada diariamente por 40 crianças, durante o período de aulas.

Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Montijo tem apostado na promoção das condições necessárias para a implementação da componente de apoio à família, em particular no pré-escolar, através da colocação de pessoal não docente e do apoio financeiro aos agrupamentos para aquisição de material de desgaste, pois considera essencial dar resposta à necessidade de conciliação entre a vida pessoal e profissional dos pais e os horários dos estabelecimentos de ensino.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *