Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto homologa Pousada de Juventude

_DSC4023Alojamento para jovens, e não só, será uma realidade para breve em Celorico de Basto. O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva e o presidente da Movijovem, Ricardo Araújo, vão assinar o protocolo de criação da Pousada de Juventude de Celorico de Basto. Um ato oficial marcado para o próximo dia 22 de setembro, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.

“Este concelho é muito visitado por jovens que gostam de espaços verdes, montanha e aventura. Características que nos identificam e que atraem particularmente este género de turistas. Assim, e tendo em conta o novo modelo das Pausadas de Juventude aproveitamos um espaço que nos parece o indicado para este género de alojamento, os edifícios da antiga estação de caminhos-de-ferro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Por norma as Pousadas de Juventude são da gestão da Movijovem mas com o novo modelo de gestão criou-se a hipótese de concessão da gestão a outras entidade ou a integração de novas Pousadas de Juventude. Neste caso a Câmara Municipal será proprietária do espaço e responsável pela gestão do mesmo. Este novo modelo leva à integração automática da pausada na rede nacional e rede internacional “Hostelling International”. Na generalidade este novo modelo de gestão permite a concessão de exploração a entidades terceiras.

Com estas instalações estão criadas as condições de qualidade de alojamento, constituindo assim uma estrutura de apoio e incentivo à mobilidade dos jovens em geral, tendo como finalidade a criação de condições para o desenvolvimento de atividades e ações que possam contribuir para a ocupação formativa dos tempos livres dos jovens, numa perspetiva cultural e socioeducativa e de desenvolvimento da região. Na generalidade englobará locais de receção, serviços administrativos, de atividades culturais de natureza diversa (sala convívio) e de serviços, que serão localizados no rés-do-chão do edifício da estação. O alojamento propriamente dito englobará quartos duplos, múltiplos, familiares e apartamentos.

A Pousada da Juventude de Celorico de Basto compreenderá o edifício da Estação, o alpendre, a antiga casa do chefe da estação e um edifício de sanitários de uso comum.

As Pousadas de Juventude voltaram a “estar na moda”, no primeiro semestre de 2015 registaram 160 mil dormidas, mais 14% do que em igual período do ano anterior.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *