Oliveira de Azeméis, Sociedade, Turismo

“Há Festa na Aldeia não pára de surpreender pela positiva” – Hermínio Loureiro

HFA UlO presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, afirmou que o projecto Há Festa na Aldeia “tem sabido conquistar o seu espaço” no calendário anual, promove o território e mantém “a chama acesa” da identidade local.

“O Parque Temático Molinológico de Ul, centro nevrálgico das diferentes actividades, foi uma escolha feliz para o desenvolvimento desta iniciativa, onde se destaca o envolvimento, cada vez maior, do nosso dinâmico movimento associativo”, disse.

“Estamos a falar de um evento de grande qualidade que ultrapassou as fronteiras do concelho, sendo já referenciado um pouco por todo o País como um acontecimento diferenciador”, sublinhou.

O autarca falava no encerramento do Há Festa na Aldeia em Ul, que decorreu este fim-de-semana, marcado por dois dias de “grande animação” e que fecha “com chave de ouro” o festival HFA 2015, dinamizado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM).

“Não me canso de referir que a aldeia de Ul ganhou um novo atractivo, mercê também da forma acolhedora como a população local acolheu este projecto”, frisou, destacando o papel da ADRITEM, uma instituição com “uma dinâmica acima da média”.

“Agora, há que pensar na próxima edição. O Há Festa na Aldeia não pára de surpreender pela positiva e, estamos certos, de que esta tendência vai continuar no próximo ano”, acrescentou Hermínio Loureiro.

O Há Festa na Aldeia em Ul – uma iniciativa dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) – contou com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA) e da Associação do Parque Temático Molinológico (APTM).

Colaboraram ainda a União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz e a Junta de Freguesia de Loureiro.

Lançado em 2013 – propondo o envolvimento activo da população, estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia das cinco Aldeias de Portugal em Terras de Santa Maria-, o HFA iniciou este ano um processo de expansão em Terras do Sousa, mercê da cooperação mantida entre a ADRITEM e a sua congénere ADER-SOUSA.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *