Cultura, Matosinhos

Peregrinação com Joel Cleto em Matosinhos

MOONtosinhos12SETEMBRO2015_1_570_2000_1_570_9999A Câmara Municipal de Matosinhos preparou para o próximo sábado uma edição especial de “Moontosinhos”, integrada na programação da décima edição da recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.

Há já dois anos que este ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos se realiza todos os meses em noites de lua cheia. As visitas guiadas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o Concelho, contando com a participação de centenas de pessoas que acompanham o percurso, questionando e interagindo com a equipa de historiadores e arqueólogos da Autarquia.

Para assinalar a importância da passagem dos peregrinos pelo Mosteiro de Leça do Balio em direção a Santiago de Compostela, está agendada para o dia 12 de setembro, uma peregrinação conduzida pelo historiador e apresentador de televisão Joel Cleto.

O Mosteiro de Leça do Balio acolheu, durante anos, a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, uma ordem religiosa-militar conhecida como “Hospitalários”, que dava abrigo e prestava assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.

A peregrinação do próximo sábado partirá, pelas 21h00, da Capela de Santo António do Telheiro, em S. Mamede de Infesta, local onde Santo António terá passado na sua peregrinação a Santiago de Compostela. A peregrinação terminará no Mosteiro de Leça do Balio, por volta das 23h30.

A participação nesta edição especial de “Moontosinhos” tem o custo de 1 euro por pessoa, valor que inclui a entrada na feira medieval. No final da peregrinação, já no recinto, os participantes irão juntar-se ao Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém.

Os interessados deverão obrigatoriamente inscrever-se nos Postos de Turismo até às 17h00 do dia 10 de setembro. Após esta data, as inscrições deverão ser feitas no recinto, durante o horário de funcionamento da feira medieval.

Como habitualmente, a Câmara Municipal de Matosinhos disponibilizará um autocarro para transportar, no final da peregrinação, os participantes de volta à Capela de Santo António do Telheiro, a partir das 00h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *