Cultura, Évora

Exposição de fotografia “Retratos do Cante” em Évora

Retratos do Cante_2“Retratos do Cante” é o título da exposição de fotografia que foi inaugurada no passado dia 4 de setembro (sexta-feira), na Galeria do Palácio do Barrocal da delegação do INATEL de Évora (Rua Serpa Pinto, 6), organizada por um grupo de sete fotógrafos amadores alentejanos e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

A exposição, composta por 21 fotografias, é o resultado duma extensa recolha fotográfica levada a cabo em espetáculos, ensaios e outros tantos momentos de improviso, que ocorrem espontaneamente nas tabernas, em praças e outros locais. As imagens foram captadas pelas câmaras dos fotógrafos amadores Álvaro Barriga, Armando Morais, Francisco Romão, Maria Moreira, Nelson Esteves, Pedro Barrocas e Ricardo Granjeia.

Esta mostra fotográfica visa mostrar os gestos, os rostos e as gentes do Cante e tem como desígnio a valorização e a divulgação do Cante Alentejano, que o ano passado foi distinguido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Na sessão de inauguração da exposição, o Vereador Eduardo Luciano, em representação da Câmara Municipal de Évora, elogiou o trabalho dos autores das fotografias, que na sua opinião “conseguiram captar a alma alentejana”, reforçando que “nestas fotografias onde se vê um rosto, um pormenor, também é refletida a força do coletivo, que é isso que faz do cante essa expressão tão apreciada”. Ricardo Granjeia, em representação dos fotógrafos, agradeceu o acolhimento desta exposição pelo INATEL e o apoio prestado pela Câmara de Évora, tendo aproveitado o momento para anunciar que esta exposição, que teve a sua origem em Serpa, irá percorrer outras cidades portuguesas depois da sua estadia em Évora. A inauguração terminou com um momento de Cante Alentejano, proporcionado pelo grupo coral e etnográfico “Cantares de Évora”.

Saliente-se que esta exposição é de entrada livre e estará patente até ao dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 14:00 e as 22:00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *