Nelas, Sociedade

24ª Feira do Vinho do Dão em Nelas termina com saldo bastante positivo

Jantar FederaçãoO balanço da 24ª Feira do Vinho do Dão que terminou em Nelas, no passado dia 6 de setembro, foi extraordinariamente positivo. Por aqui passaram mais de 40.000 pessoas a par da qualidade das representações individuais que nos visitaram do jornalismo, política, administração pública, banca, produtores, enólogos, chefes de cozinha e empresários do país e estrangeiro, que fruíram num contacto fácil e directo com os protagonistas do vinho, 51 produtores do Dão, e com outros de produtos regionais, num conjunto aproximado de cerca 150 expositores.

Durante três dias 4, 5 e 6 de Setembro, a 24ª Feira do Vinho do Dão apresentou um programa intenso, iniciativas em que ao vinho e à gastronomia se juntaram “Momentos de Conversas”, artesanato, exposição plástica Professor Luís Branquinho, desporto. Grande destaque para o espetacular e memorável musical, “As Músicas que os Vinhos Dão”, produção da Contracanto, Associação Cultural, sedeada na Lapa do Lobo, concelho de Nelas, com encenação de António Leal e Sandra Leal, ao qual assistiram, no total dos três dias, mais de 30 mil pessoas, que aplaudiram veemente uma história apaixonante que falou e cheirou a rio, a vinho, a vindima… a terras do Dão, e que encheu de luz e cor o recinto do evento, com mais de 150 personagens em palco, e nomes de referência da cultura nacional, como o ator Vítor de Sousa.

À volta da gastronomia regional ocorreram os diversos Momentos de Conversas sobre vinho, enchidos, azeite, queijo, mel, doces e compotas, pão e biscoitos, maçã, chocolate, bacalhau e coelho, e a Praça de Alimentação que assegurou refeições num espaço próprio e agradável, por onde passaram mais de 5000 pessoas.

A Feira do Vinho do Dão foi um sucesso. Um sucesso pelos visitantes. Um sucesso pelos produtores e expositores que estiveram presentes. Um sucesso pela qualidade do que foi dado a conhecer, resultado do desígnio do Município de Nelas, numa aposta clara num sector que é uma mais-valia, gerador de investimento e emprego, e que reflecte também o reconhecimento dos produtores acerca da importância da Feira, como local de promoção, divulgação e degustação de vinhos, mas também de negócios.

A Feira do Vinho do Dão em Nelas é a única feira de vinhos de toda a Região Demarcada do Dão, com produtores dos 16 municípios que a compõem e vinhos representativos de todas as sub-regiões do Dão, dando o devido relevo à cultura e costumes da região.

Agora começam as comemorações dos 25 anos da Feira do Vinho do Dão, pelo que se espera um ano cheio de grandes emoções, em que a Feira do Vinho do Dão vai dar que falar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *