Évora, Sociedade

Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial em Évora

Templo RomanoA Câmara Municipal de Évora assinala no próximo dia 8 de Setembro, terça-feira, o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, através de um conjunto de atos simbólicos, sendo de destacar o hastear da bandeira da OCPM nos Paços do Concelho às 17:30, seguindo-se um espetáculo de animação de rua com os Seven Dixie, na Praça do Sertório.

Esta data coincide com a fundação da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) em Fez, Marrocos, e nesta ocasião evoca-se também a solidariedade entre as cidades que constituem esta rede, a qual se dedica à defesa dos interesses das cidades património mundial, no que respeita à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial.

A Câmara Municipal de Évora é membro fundador da organização, acolheu em 1997 a III Assembleia-Geral da OCPM, uma das mais participadas de sempre, e foi eleita para a Vice-Presidência durante três mandatos consecutivos. Évora tem assim acompanhado com interesse as atividades desenvolvidas na Organização, uma parceira privilegiada na UNESCO no que se refere à implementação da Convenção do Património Mundial.

A OCPM é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Québec (Canadá) e com vários secretariados regionais espalhados por todo o mundo. É composta atualmente por 250 cidades classificadas Património Mundial da UNESCO. Sintra ocupa a Presidência, desde há cerca de 2 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *