Évora

Câmara de Évora oferece atividades para a comunidade educativa

cartaz ano lectivo15 16A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e outros parceiros, preparou um conjunto de atividades de cariz essencialmente educativo e cultural para assinalar o início do Ano Letivo de 2015/16. O programa, que dinamizará a comunidade durante o mês de Setembro, é composto por visitas guiadas, formações, momentos de convívio entre pais e filhos, leituras e ainda a apresentação do mais recente livro do Prof. Galopim de Carvalho.

Estas atividades, que são dirigidas à comunidade educativa (famílias, pessoal docente e pessoal não docente), têm como finalidade assinalar o início do ano letivo e de novas aprendizagens, promovendo a participação em atividades educativas e culturais diversificadas, através das quais se pretende fortalecer a relação escola-meio.

No dia 7 de setembro, às 10 horas, a Fundação Eugénio de Almeida promove uma visita cultural para pessoal não docente ao Paço de S. Miguel, ao Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida para dar a conhecer aquele que é um dos mais emblemáticos monumentos da cidade.

Para os Assistentes Operacionais ao serviço dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da rede pública, na área das Necessidades Educativas Especiais, estão programadas duas formações a decorrer na Escola Manuel Ferreira Patrício, uma com a parceria de técnicos da APCE e outra com técnicos da APPACDM. A primeira, dia 8 de setembro, incidirá sobre a “Deficiência Motora”; a segunda, no dia 9 de setembro, será subordinada ao tema “Perturbações de Espectro do Autismo”.

No Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITÉ) irá realizar-se, no dia 9 de setembro, uma formação denominada “ÉvoraTech”, destinada aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Évora, Coordenadores dos Cursos Profissionais e Coordenadores de Projetos Educativos, sendo depois repetida a meados de outubro para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Esta formação visa promover a educação científica e tecnológica junto da comunidade educativa.

No dia 10 de Setembro, às 10 horas, na Biblioteca Pública de Évora, será apresentado o projeto “Voar nos Livros” aos Educadores de Infância e Docentes das bibliotecas escolares, projeto que tem como objetivo promover o livro e a leitura.

O Pessoal Docente do 1º ciclo do Ensino Básico, das bibliotecas escolares e da área da História é convidado a participar numa visita guiada à exposição “O Paço e a Cidade – Cinco Séculos, Uma Memória”, patente no Palácio de D. Manuel, agendada para dia 11 de setembro. Após a visita à exposição, simbolicamente a autarquia homenageará os docentes recentemente aposentados, com a entrega de uma lembrança e proporcionando-lhes um momento de convívio.

No dia 14 de setembro, de manhã, terá lugar uma visita guiada aos Laboratórios do centro de investigação Hércules/Universidade de Évora para o Pessoal Docente, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho e os recursos deste centro aos docentes dos estabelecimentos de educação e de ensino do concelho, por forma a potenciar futuros projetos em conjunto na área da promoção e divulgação da ciência.

“Uma noite no convento” é a proposta de convívio para pais e filhos, marcada para a noite de 25 para 26 de setembro, a partir das 19 horas, no Convento dos Remédios. A iniciativa pretende proporcionar às crianças uma experiência única no Convento dos Remédios.

Os Professores das AEC e os Voluntários do Projeto Almoços de Miúdos com Graúdos serão convidados a participar, no dia 26 de setembro, numa visita cultural a Elvas, cidade recentemente classificada Património da Humanidade.

No dia 7 de outubro será apresentado o livro “As pedras e as palavras” do Prof. Galopim de Carvalho, às 18 horas, no Palácio de D. Manuel, uma obra que aborda temas de geologia, astronomia e sistema solar comparando a idade geológica com a idade da vida e do ser humano. Esta sessão destina-se em particular a pais e alunos da Escola Básica Galopim de Carvalho, mas é aberta à população em geral.

A participação nas atividades está sujeita a inscrição, que pode ser feita através do correio eletrónico [email protected] .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *