Desporto, Mação

Mário Coluna homenageado em Mação

No dia 5 de setembro de 2015 vai a Câmara Municipal de Mação prestar Homenagem Póstuma a cartaz_mariocolunacom a atribuição do seu nome ao Polidesportivo do Cerejal.

 

Programa da Cerimónia de Homenagem:

05 de setembro de 2015

18h00: Sessão Pública no Salão Nobre dos Paços do Concelho

18h30: Inauguração do Polidesportivo Mário Coluna

 

Mário Coluna nasceu em Inhaca, a 6 de agosto de 1935, filho de mãe moçambicana e pai português, natural de Mação.

Foi um dos melhores jogadores do Benfica, entre 1954/55 e 1969/70 fazendo 525 jogos oficiais. Foi duas vezes campeão europeu, em 1961 e 1962. Mário Coluna conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962 – com um golo em cada final -, foi campeão nacional 10 vezes e conquistou a Taça de Portugal em sete ocasiões ao serviço do Benfica.

Com a camisola da seleção portuguesa, efetuou 57 jogos e marcou oito golos, envergando a braçadeira de capitão quando Portugal foi terceiro classificado no Mundial de 1966, em Inglaterra, que ainda hoje continua a ser a melhor classificação lusa em campeonatos do Mundo.

“Capitão”, “Monstro Sagrado”, ou simplesmente “Senhor Coluna”, a forma como Eusébio insistia em chamá-lo, foram as alcunhas que foi granjeando ao longo das 16 épocas com as cores do Benfica.

A 19 de Dezembro de 1966, foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique.

Foi presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Antes de ser eleito para a FMF, criou uma Academia de Futebol na vila da Namaacha, para formação de jovens moçambicanos, com apoio financeiro da FIFA.

A última vez que Mário Coluna esteve em Mação foi a 25 de setembro de 2008 para um almoço de Homenagem que contou com muitos dos seus amigos e familiares de Mação.

A 25 de Fevereiro de 2014, com 78 anos, o Monstro Sagrado perdeu a vida no Instituto do Coração em Moçambique, em consequência de complicações decorrentes de uma infeção pulmonar.

A Assembleia Municipal de Mação aprovou a atribuição do nome do ex-jogador de futebol do Benfica, Mário Coluna a um espaço público da vila.  No próximo dia 5 de setembro o Polidesportivo do Cerejal, no centro da Vila de Mação,  receberá o nome Polidesportivo Mário Coluna.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *