Cultura, Desporto, Matosinhos

Mostra de cinema de surf em Matosinhos

image002Matosinhos acolhe, já no próximo fim-de-semana, uma mostra de cinema de surf, no âmbito da realização do Junior Cup – Campeonato Nacional Surf Esperanças 2015, uma das provas de maior relevância para a Federação Portuguesa de Surf.

Nos dias 5 e 6 de setembro, a Marginal de Matosinhos irá transformar-se numa sala de cinema ao ar livre. Serão exibidas as mais recentes propostas internacionais cinematográficas associadas à cultura do surf, nomeadamente algumas das curtas e longas-metragens premiadas na edição passada do “SAL- Surf at Lisbon Film Festival”.

De entre as películas a serem exibidas, 5 e 6 de setembro, a partir das 21 horas, destacam-se “Attractive Distractions” de Albee Layer e Dan Norkunas, com dez dos mais jovens e progressivos surfistas da atualidade numa aventura por spots paradisíacos; uma viagem surreal a 16 mm por “Strange Rumblings in Shangri-la” de Joe G e Chas Smith; “The Fortune Wild” de Ben Gulliver com 3 surfistas numa expedição às costas remotas de Haida Gwaii.

Paralelamente à mostra cinematográfica, e ao longo dos dois dias do Junior Cup, o “SALt On Tour” terá animação musical com prestações de DJs, entre os quais Xico Ferrão.

Consulte o programa e os horários de exibição das curtas e longas-metragens:

Sábado, 5 setembro

  • The Cradle of Storms de Bryce Lowe-White

Alex Gray, Josh Mulcoy e Pete Devries partem numa viagem pelo remoto arco das Ilhas Aleutas no Alasca, berço dos sistemas de baixas pressões que enviam ondulações para o resto da civilização. Tendo como cenário a paisagem vulcânica das Aleutas, The Cradle of Storms é exploração de surf de água fria ao seu melhor.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ppnYnpm0TNA

  • Palmera Expres de Eddie Obrand

Um aventura e viagem de um grupo improvável de surfistas singulares e talentosos, nómadas à deriva numa ilha e com o objetivo de explorar ondas fantásticas, surfadas semi-psicadélicas e ripar em pranchas estranhas. Todos a bordo para o Palmera Express. Um filme produzido pela Vissla

Link: https://vimeo.com/120419055

  • De Passage de Russel Brownley e Mark Tesi 

Realizado por Russell Brownley e Mark Tesi (director creativo global da Reef), De Passage foi filmado no Tahiti, Bali, Austrália, e África do Sul e a vida surreal do surfista viajante, com as participações dos embaixadores Reef como Mick Fanning, Rob Machado, Alana Blanchard, Shane Dorian, Kai Otton, Tia Blanco, ou Taylor Knox. Um filme produzido pela Reef

Link: https://vimeo.com/97942299

 

  • Attractive Distractions de Albee Layer e Dan Norkunas 

Dez dos mais jovens e progressivos surfistas da atualidade numa aventura nas suas praias locais e spots paradisíacos. Desde as ondas de Nick Von Rupp na Ericeira, até às gigantes ondas de Jaws em Maui, poderão contar com um surf explosivo, criativo e refinado. Sempre acompanhando de uma grande banda sonora. Ingredientes que fazem de Attractive Distractions um dos grandes filmes deste ano. Com Nic Von Rupp, Albee Layer, Matt Meola, Clay Marzo, John John Florence, Chippa Wilson, entre outros.

Link: https://vimeo.com/110565668

Domingo, 6 de setembro

  • I’ve Had Toom Much to Dream Last Night de Dustin Humphrey 

O filme segue as viagens simples de dois surfistas, encontrando amigos pelo caminho, numa caminhada sem destino através de um arquipélago cheio de ilhas e picos. Um verdadeiro paraíso de ondas de todos os tipos, desde longos pointbreaks até ondas difíceis carregadas de ouriços no meio do nada. Um filme produzido pela DEUS.

Link: https://vimeo.com/95250540

  • Strange Rumblings in Shangri-la de Joe G e Chas Smith

Strange Rumblings in Shangri-la presta homenagem aos grandes exploradores como Jacques Cousteau. Conta a história da busca pelo paraíso, apenas para chegar à conclusão que a viagem é muito mais interessante que o destino. Se soa familiar, é porque o é. A narrativa é interessante e, muitas vezes engraçada, e as imagens surreais são captadas em película de 16mm. Um filme produzido pela Globe

 

  • Russia, The Outpost Vol. 1 de Chris Burkard e Ben Weiland

Russia, The Outpost Vol. 1 é um filme de Chris Burkard e Ben Weiland que segue Keith Malloy, Dane Gudauskas, Cyrus Sutton, Trevor Gordon, Foster Huntington, Chris Burkard, e Ben Weiland numa jornada pelas paisagens remotas e inóspitas da península de Kamchatka, no frio leste da Rússia, acampando e pescando pelo caminho, numa busca inédita por surf e aventura.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=1NM2tGLLOkI

  • The Fortune Wild de Ben Gulliver

Com Pete Devries, Reid e Arran Jackson, The Fortune Wild acompanha uma expedição às costas remotas de Haida Gwaii, uma cadeia de ilhas batidas por ondas e de densas florestas ao largo da British Columbia, no Canadá. Surfando, acampando e procurando comida nas intocadas praias da zona, os três surfistas afastam-se do mundo moderno para uma existência mais calma e auto-suficiente.

Link: https://vimeo.com/65454943

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *