Cultura, Trofa

Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa 2015 será capital da tradição da região Minho a 26 de setembro

A Câmara Municipal da Trofa está a ultimar os preparativos para a 16.ª Edição do Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa, que decorre no próximo dia 26 de setembro, pelas 14h00.

Durante a tarde, o Concelho da Trofa reúne centenas de entusiastas e amantes da concertina, e promete uma tarde animada marcada pela confraternização entre participantes e público para esta festa tradicional que é já habitual nesta altura do ano.

A festa dos Cantares ao Desafio e das Concertinas está marcada para o Monte de Santa Eufémia, na Freguesia de Alvarelhos, onde se esperam centenas de tocadores e cantadores que animarão a sessão, que conta com o apoio da Comissão de Culto de Santa Eufémia, e acaba por se integrar nas festas locais.

De recordar que a tradição dos cantares ao desafio é comum a várias regiões e países do mundo. No século XX, no Norte Litoral português, este modo musical e poético de improvisação, começou a ser acompanhado com concertinas, tornando-se um ícone da musicalidade tradicional da região.

A Câmara Municipal da Trofa lança assim, o convite a toda a população para passar uma tarde diferente ao som de concertinas e cantares ao desafio.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *