Mação, Sociedade, Turismo

Inauguração das Ruas Enfeitadas do Pereiro de Mação

pereiro2015013Arrancou dia 25 de agosto, mais uma edição das Ruas Enfeitadas do Pereiro de Mação, também conhecido por Pereiro – Capital das Ruas Enfeitadas.

Destaque nesta edição para o ‘arco-íris’ em frente à igreja da Senhora da Saúde que foi remodelado e para a ornamentação da Rua da Tapada Nova que gira toda ela à volta de “centros” enfeitados a rigor. Além destas, a grande novidade em 2015 é a substituição do tradicional girassol pela “flor da esteva”, montada no maior largo da aldeia do Pereiro de Mação, o Largo do Arraial. Tem seis metros de altura e trinta de largura. Uma flor de esteva gigante que certamente fará as delícias de toda a gente.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Dr. Vasco Estrela; o Vice-Presidente da Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação, Sr. Nélio Gaspar; o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado; a Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Dra. Maria do Céu Albuquerque; o Coordenador da Pinhal Maior, Dr. Augusto Nogueira e o Presidente da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, Dr. José Fernando Martins.

Na inauguração Nélio Gaspar referiu “o esforço e empenho de todos, o crescimento de uma tradição de meados do século passado e o orgulho que é ver esta terra ser visitada por muita gente, o que funciona como um elixir que nos dá força para continuar a perpetuação desta tradição”. Referiu ainda o amável convite do Turismo do Centro para que o Pereiro esteja presente na Aldeia das Tradições que vai decorrer em setembro em Lisboa. O Pereiro, Capital das Ruas Enfeitadas aceitou o desafio e irá enfeitar com as suas flores a rua principal da Aldeia das Tradições contando com o apoio da Câmara Municipal de Mação para o transporte e logística.

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro referiu o apoio a esta iniciativa pelo prestígio que dá ao território. Falou na necessidade de “acompanhar o que as comunidades vão fazendo, em particular os que estão mais isolados mas que conseguem, como este exemplo do Pereiro de Mação, concentrar atenções”. Referiu ainda que “a autenticidade e a camaradagem de um projeto comunitário não têm preço. Foi muito por isso que o Turismo do Centro lançou o desafio ao Pereiro para nos representar na Galeria da Cidade das Tradições 2015, dias 17, 18 e 19 de setembro. Vai ser, seguramente, um sucesso”.

Vasco Estrela sublinhou o empenho e dedicação dos habitantes e naturais da aldeia do Pereiro. Referiu que o crescimento e a dimensão que as Ruas Enfeitadas do Pereiro têm é muito importante reiterando que “terão sempre o apoio da Câmara Municipal de Mação”. Sublinhou que o crescimento deste evento traz novas responsabilidades pelo que manter o espírito comunitário de entreajuda é muito importante. O Presidente da Câmara Municipal de Mação referiu ainda que “a presença das Ruas Enfeitadas do Pereiro na Aldeia das Tradições em Lisboa é o reconhecimento do enorme trabalho que a aldeia tem feito pelo que o apoio da Autarquia foi desde logo garantido por tudo o que representa para a aldeia do Pereiro e para todo o Concelho de Mação”.

Refira-se que este ano a inauguração contou com a Banda da Filarmónica União Maçaense o que foi muito apreciado.

Consulte aqui todas as informações sobre esta iniciativa, bem como toda a programação dos tradicionais festejos de Verão, que se realizam entre 28 e 30 de agosto, com destaque para a Missa e Procissão da padroeira Nossa Senhora da Saúde no domingo que percorre as ruas enfeitadas. O andor da padroeira da terra, Nossa Senhora da Saúde vai ser transportado por dezasseis pessoas que, dessa forma, cumprem promessas feitas durante o ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *