Cultura, Torres Vedras

Concurso de ideias para a futura Biblioteca Municipal de Torres Vedras e Museu do Brinquedo vai ser lançado

Vai ser lançado um concurso de ideias para a futura Biblioteca Municipal de Torres Vedras e Museu do Brinquedo.

Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a colaboração da Ordem dos Arquitetos, este concurso prevê a atribuição de prémios às três melhores propostas: o primeiro prémio corresponderá a um valor de 12 mil euros; o segundo a um de oito mil euros; e o terceiro a um de cinco mil euros.

 

Os principais objetivos deste concurso público são:

– Criação de um objeto arquitetónico notável que constitua uma forte referência no centro histórico de Torres Vedras;

– Criação de uma biblioteca aberta, moderna, convidativa, que tenha capacidade de ampliação e adaptabilidade, e que seja catalisadora da vida urbana em Torres Vedras;

– Integração do equipamento em diálogo com as preexistências construídas;

– Criação de um edifício com um comportamento energético exemplar.

 

O conceito a explorar no que respeita ao Museu do Brinquedo designa-se por “Kid’s Lab”, em que o centro é a criança e o brinquedo é a ferramenta de interação com ela. Concretiza-se num espaço de exploração do universo do brinquedo e do “brincar”, com uma vertente expositiva, mas centrado essencialmente na construção e interação, entre crianças e adultos. A componente da conservação não será esquecida, corporizando uma vertente da respetiva programação: aprender a conservar/consertar brinquedos.

O programa de intervenção do projeto a concurso prevê as seguintes áreas: espaços públicos comuns; espaços de serviços comuns; receção da biblioteca; secção de adultos da biblioteca; secção infanto-juvenil da biblioteca; serviço interno da biblioteca; espaços públicos do museu do brinquedo; e serviço interno do museu do brinquedo. A futura Biblioteca Municipal de Torres Vedras e Museu do Brinquedo terá uma área de 3.445m2, para além de dois pisos de estacionamento com 4 mil m2.

Está previsto o lançamento do concurso acontecer durante o mês de setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *