Sociedade, Turismo, Vila Real de Santo António

Tradição do Banho Santo regressa à praia da Manta Rota em Vila Real de Santo António

São João da Degola_2As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 21 e 30 de agosto, com um vasto programa de animação que inclui concertos, bailes, dança e fogo-de-artifício.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.

O tradicional banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para «dar banho» e fazer um piquenique.

Para não deixar morrer a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

O programa de festas tem início na sexta-feira, dia 21 de agosto, com uma série de concertos e bailes, a partir das 21h00, por onde vão passar artistas como Domingos e Amigos, Som Ritmo, Uns e Outros, Bailasons, Duo Reflexo, entre outros.

No sábado, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Mais tarde, às 21h00, tem início o baile, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No domingo, dia 30, as festas encerram com uma demonstração do grupo de dança «Arutla» e baile com o «Duo Reflexo».

Todos os espetáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino) e são de entrada livre.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *