Castro Marim, Sociedade, Turismo

Castro Marim recebe milhares de pessoas nas Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires

Procissão_FestasCMDecorreram este fim-de-semana, de 14 a 16 de agosto, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, santa padroeira de Castro Marim. Milhares de pessoas passaram pela vila, que se animou num rico e diversificado programa, em que se destacaram as manifestações religiosas e o concerto da “nova voz do fado”, Cuca Roseta.

A festa arrancou com uma noite dedicada à dança, primeiro o folclore, com a presença de alguns grupos do FOLKFARO, e depois com o grupo “Arutla”, da escola de dança de Altura.

As manifestações religiosas, no dia 15 de agosto, foram o ponto marcante das comemorações. Os sinos da torre da Igreja matriz ditaram, pelas 20h00, o início da procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires. Milhares de devotos homenagearam a padroeira de Castro Marim em procissão pelas ruas da vila. No mesmo dia, esteve o palco a fadista Cuca Roseta, que fez vibrar Castro Marim com grandes e novos êxitos do fado.

No espaço das Festas decorreu também uma mostra de saberes tradicionais, com artesãos a trabalhar ao vivo, e uma exposição de etnografia, com memórias da história e cultura portuguesa.

A encerrar estas Festas, no domingo, a Gala Internacional do Acordeão. Em palco estiveram reputados acordeonistas nacionais e estrangeiros, como o notabilíssimo acordeonista francês Michel Sapateado ou o Trio de St. Petersburgo, e a Escola de Acordeão de Castro Marim, com uma apresentação da excelência do trabalho que os seus alunos desenvolvem.

O Município de Castro Marim pretende realizar um debate público sobre as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, para “auscultar a opinião dos castromarinenses, num balanço entre o passado, o presente e o futuro destas comemorações, respeitando a tradição, a história e o prestigio destas comemorações”, garante o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que pretende introduzir novos conteúdos nesta programação cultural, que é uma das mais relevantes para o concelho, e, simultaneamente, rentabilizar o evento no campo da dinamização da economia local.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *