Desporto

Volta Solidária

GustavoVeloso_PesoTerminadas, em Lisboa, as grandes emoções da Volta a Portugal em bicicleta, a organização, Podium Events, faz  o balanço de uma iniciativa solidária que decorreu paralelamente à competição ganha por Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa).

Durante duas semanas, a Volta deu especial destaque ao peso dos corredores. Diariamente a marca NOBRE ofereceu produtos alimentares em quantidade equivalente ao peso do vencedor de cada tirada. Os beneficiários foram Instituições Particulares de Solidariedade Social selecionadas pelos municípios que receberam finais de etapa.

Sempre que cortavam a linha de meta, os vencedores de etapa eram pesados, em público, numa balança colacada junto ao pódio. Nos 11 dias de prova apenas os espanhóis, Gustavo Veloso e Delio Fernández repetiram o ritual. Curiosamente Veloso variou de peso nas duas vezes em que subiu à balança.

 

EtapaVencedorPeso

Prólogo Viseu-Viseu (CRI)                            Gaetan Billie  70,6 Kg

1ª Pinhel-Bragança                                     Vicente de Mateos              65,5 Kg

2ª Macedo Cavaleiros- Montalegre                Delio Fernández                    69,3 Kg

3ª Boticas-Fafe                                               Davide Vigano                      68,9 Kg

4ª Alvarenga-Mondim de Basto (Srª.  Graça)Filipe Cardoso                   69,1 Kg

5ª Braga-Viana do Castelo     José Gonçalves           68,8 Kg

6ª Ovar-Oliveira de Azeméis       Gustavo Veloso           71,1 Kg

7ª Condeixa-a-Nova-Seia (Torre)   Delio Fernández        69,0 Kg

8ª Guarda-Castelo Branco                   Eduard Prades                      64,8 Kg

9ª Praia do Pedrógão- Leiria (CRI)             Gustavo Veloso                     69,8 Kg

10ª Vila Franca Xira – Lisboa                      Matteo Maluccelli                  69,9 Kg

 

Entre os nove homens que foram à balança, o mais pesado foi exatamente o vencedor da Volta a Portugal, Gustavo Veloso. O mais leve foi o compatriota e adversário, Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) com 64,8 quilos.

 

Bicicleta e Camisola Amarela do Vencedor em Leilão

Porque a Volta a Portugal em bicicleta é solidariedade em várias frentes destaca-se uma outra iniciativa, ainda a decorrer. Trata-se de uma venda pública solidária que reverte para a Associação Salvador. Esta instituição promove a melhoria das acessibilidades e desenvolve projetos que melhorem a integração e qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.

O leilão da Camisola Amarela Liberty Seguros de Gustavo Veloso, assim como da bicicleta do vencedor da Volta estão em leilão até às 24 horas do dia 19 de agosto e tem base de licitação de €105 e €1500, respetivamente. O leilão virtual acontece em www.esolidar.com. O valor angariado tem como destino construir uma casa de banho com acessibilidade para o Deviny, um menino com 10 anos com mobilidade reduzida que toma banho num alguidar.

Descrição Bicicleta Gustavo Veloso: CORRATEC CCT PRO DURA ACE: tamanho M, feita em fibra de carbono para máxima rigidez. Design exclusivo, super leve, super rápida e elegante. RODAS/CUBO: ZZYZX carbono completa aros 700c e transmissão Dura Ace. QUADRO: CCT Pro, tubo de alta pressão para construção do tubo em carbono japonês.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *