Ansião, Sociedade

Estão aí as Festas do Concelho de Ansião 2015

DSC_3815As Festas do Concelho de Ansião 2015 acontecem entre 6 e 9 de Agosto, em torno da Mata Municipal de Ansião mas com motivos de interesse em muitos outros locais. No primeiro dia das Festas, como é tradição, a noite é dedicada às bandas de garagem do concelho, com a Mostra de Música Moderna a acontecer a partir das 21h30 e que conta com a presença dos Marca Branca, Iron Soul, Outliners, Dama e os Vagabundos, Blitz e, da Alemanha, os .antonio.

A sessão solene de abertura das Festas acontece no dia seguinte, 7 de Agosto, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e será presidida pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. No decurso desta sessão serão apresentados o novo vídeo promocional do Município de Ansião, a nova aplicação para dispositivos móveis do Município de Ansião e serão ainda entregues às Juntas de Freguesia de Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e Santiago da Guarda os equipamentos informáticos para a abertura, em Setembro, dos Espaços do Cidadão, que podem ser definidos como estruturas de proximidade para prestação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas. Depois desta sessão solene é visitado o espaço das Festas do Concelho e a Mostra de Actividades Económicas 2015. Neste mesmo dia a Piscina Municipal de Ansião assinala o seu 8º aniversário com a realização do festival Os Meus Mergulhos. Depois, pelas 20h00, é inaugurada uma exposição no Centro Cultural de Ansião enquanto a equipa de futsal do Sporting defronta a equipa da A. São João, recém promovida à primeira divisão nacional de Futsal, no Pavilhão de Ansião. Às 21h30, o Teatro Olimpo apresenta a peça Nem Louco, Nem Morto. Depois, na Mata Municipal, actua a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e, para as 23h30 está marcado o concerto dos D.A.M.A. no Campo da Mata. Mais recente fenómeno da música Portuguesa, os D.A.M.A. trazem a Ansião o seu primeiro álbum Uma Questão de Princípio. Um disco cheio de temas conhecidos, que por certo vai fazer vibrar, dançar e cantar os milhares esperados nessa noite. Uma noite que prossegue depois com um baile pelos SóRitmo, de regresso à Mata.

No Sábado dia 8 de Agosto, bem cedo, realiza-se no Mercado Municipal de Ansião a secular Feira dos Poceiros. Com origens no século XVII, a Feira dos Poceiros é ainda hoje um momento importante na vida de Ansião. Baseada na venda de peças de cestaria destinadas ao transporte de materiais agrícolas, esta Feira continua a atrair cesteiros, artesãos e visitantes, atraídos pelos objectos artesanais, pelos produtos frescos do mercado e pelas conversas normais ao reencontrar boas amizades. Depois, a partir das 15h30, a Biblioteca Municipal de Ansião comemora o seu 23º Aniversário com o espectáculo Às Avessas, de poesia e teatro para a infância. Pelas 17h00 é apresentado no auditório municipal de Ansião o livro Retalhos de Pousaflores, de António Simões e, às 19h00, no mesmo local, é apresentado o livro Leiria e Democracia- Publicação Regional evocativa do 25 de Abril de 1974- Testemunhos, pela coordenadora da obra, Laura Esperança. Depois, pelas 20h00, acontece a disputa do 1º Troféu de Futsal Município de Ansião entre o Sporting Futsal e o Fundão. À noite a animação é assegurada na Mata Municipal pela final do concurso de talentos Encant’Ansião, apresentado por Diamantina Rodrigues e com actuações de vencedores das edições anteriores.  Desde o início de 2015 que temos acompanhado dezenas de jovens em castings e emocionantes semi-finais. Volvidos esses meses, é hora de subirem ao palco as 15 vozes que conseguiram acesso a esta Final. Cinco representantes do primeiro ciclo, outros cinco dos segundo e terceiro ciclos e ainda mais cinco do ensino secundário vão cantar e encantar, novamente perante milhares de pessoas. Um baile com Pôpo & Banda completa a noite.

O programa de Domingo inicia-se às 15h00 com a apresentação do livro De Soslaio, de António MR Martins, no auditório municipal, a que se segue às 16h00, no mesmo local, a apresentação do livro O Papão, de Filipe Antunes dos Santos. Acontece depois um festival de folclore na Praça do Município, com a presença do Rancho Flores da Serra, da Lagoa Parada, Rancho Folclórico de Pousaflores, Rancho Infantil da Lagoa Parada e Grupo Folclórico dos Flamengos- Açores.  À noite, pelas 21h30, actua na Mata Municipal o Grupo de Cantares Sons do Vale, também dos Açores, e depois a Banda da Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. Para as 23h30 está marcado o concerto de Paulo Gonzo, no Campo da Mata. Dono de uma voz inconfundível e de uma carreira plena de sucessos, Paulo Gonzo é hoje um dos nomes maiores da música Portuguesa, tendo consolidado a solo todas as indicações que a sua voz já deixava adivinhar em início de carreira, com a Go Graal Blues Band. Primeiro em Inglês e nos anos mais recentes em Português, Paulo Gonzo é um nome consagrado, que finalmente visita Ansião. Um baile popular encerra pela noite fora o programa destas Festas do Concelho de Ansião 2015.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *