Cultura, Monchique, Sociedade, Turismo

Um mês a gosto de todos em Monchique

MONCHIQUE A GOSTO-page-001O mês de agosto em Monchique vai ser a gosto de todos com grandes eventos, espetáculos musicais e festas durante todo o mês.

Agosto continua a ser o mês preferido dos portugueses para gozar férias no Verão e por isso Monchique preparou um mês repleto de atividades para todos os gostos e idades.

Para “os de cá” e para “os de lá”, para os que visitam e escolhem Monchique para passar férias, as propostas são variadas e todas com entrada livre para ver e usufruir daquilo que o Município proporcionou nesta época.

Em agosto as propostas para as “Noites de Verão” vão deste a tradicional Revista à Portuguesa do Boa Esperança Atlético Clube, este ano com o tema “Portugal, País das Maravilhas”, que se realiza no dia 8 de agosto; para cinema ao ar livre, com destaque para o cinema português, que decorre nos dias 17, 24, 28 e 31 de agosto; para teatro de rua e para concertos ao ar livre, que preenchem os dias 26, 29 e 30 de agosto.

Destaca-se a Feira do Livro, que decorre até dia 16 de agosto. Propostas literárias para todos os gostos e diversas atividades para crianças que vão desde ateliers, teatros, workshops e horas do conto são os principais atrativos de mais uma edição desta Feira, que se realiza no Largo dos Chorões, das 16h00 às 23h00.

Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, terá lugar, no Alferce, a Festa de S. Romão. Esta tradicional festividade é organizada pela Paróquia de S. Romão, com os apoios da Junta de Freguesia do Alferce e da Câmara Municipal de Monchique.

Entre 10 a 16 de agosto, a Semana da Juventude vai reunir grandes nomes tais como Aldo Lima e Jorge Serafim, para um Stand Up Comedy. Frankie Chavez e o DJ Charlie Spot vão animar a noite de dia 15, terminando a semana com um concerto com “OS Compotas”, no domingo, dia 16 de agosto.

Concurso de desenho, peddy paper noturno, jam session, videomapping e torneios diversos compõem a restante programação que promete encher estes dias de animação.

No dia 16 de agosto, a freguesia de Marmelete organiza a XXII Feira de Artesanato e Produtos Locais, com a genuinidade do saber-fazer das pessoas desta freguesia serrana. Terá lugar das 10h00 às 21h00, no Largo da Igreja em Marmelete.

No fim de semana de 22 e 23 de agosto, o Parque de S. Sebastião será o cenário para a Concentração Motard, que recebe habitualmente centenas de participantes. Numa organização do Moto Clube de Monchique “Motards da Serra”, este evento alia o convívio a concertos, culminando com um desfile de motas e tochas pela vila, num momento já emblemático na noite de encerramento deste certame.

As férias são sinónimo de mergulhos refrescantes e Monchique abre as portas da Piscina Municipal exterior, um equipamento de acesso livre que é procurado não só por residentes, mas também por pessoas de toda a região.

Assim, está a decorrer mais uma interessante iniciativa: as “Jornadas  Exercício e Saúde”, que decorrem até 15 de agosto e proporcionam aos participantes e público em geral,  sessões de hidroginástica, massagens corporais, kids yoga, insufláveis de água e aulas de zumba, além de rastreios ao colesterol e a doenças coronárias, entre outros.

Para juntar o útil ao agradável a autarquia preparou mais umas animadas Férias Desportivas para todas as crianças do concelho, onde não falta animação, convívio, passeios e desporto em grupo, fortalecendo os laços de amizade e companheirismo entre todos os mais de 300 participantes. Para aqueles que preferem menos adrenalina e mais ação cultural, decorre ainda a “A Galeria em festa” que proporciona aos jovens e crianças locais, férias culturais com artistas/animadores que desenvolvem este mês uma residência artística no concelho.

O Município de Monchique contribui assim para diminuir as assimetrias regionais, oferecendo aos seus munícipes e visitantes um Verão repleto de iniciativas, mais do que uma por dia, de forma a contribuir para o bem-estar e atratividade deste concelho.

Informação completa em www.cm-monchique.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *