Celorico de Basto, Sociedade

II edição do Campo de férias de Gandarela chegou ao fim em Celorico de Basto

_DSC8271Foi um mês e meio de atividades que juntou mais de 100 crianças num campo de férias com iniciativas culturais, lúdicas, desportivas, pedagógicas e outras. Na generalidade tiveram a oportunidade de integrar um programa rico e polivalente.

A cerimónia de encerramento decorreu na sexta feira, 31 de julho, com vários convidados que se quiseram associar a este campo de férias.

“É, realmente, um campo de férias que merece o nosso integral apoio. As crianças têm a oportunidade de participar em inúmeras atividades podendo adquirir conhecimentos e brincar, e os pais e encarregados de educação vêm os seus filhos salvaguardados durante este período de férias escolares” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. De facto “é fundamental que existam mecanismos para dar resposta às necessidades dos pais e encarregados de educação em período de férias escolares, e se esses mecanismos forem sinónimo de conhecimento e diversão, tanto melhor para as nossas crianças”, reforçou o edil celoricense.

Nesta cerimónia de encerramento, o presidente da Junta de Freguesia de S. Clemente, Daniel Meireles, grande impulsionador desta iniciativa, destacou o apoio da Câmara municipal como primordial para o sucesso deste campo de férias. “Um campo de férias para decorrer em conformidade exige muito trabalho, muito esforço e sobretudo muitos apoios para que as atividades possam ser todas levadas adiante. Neste contexto, agradeço sobretudo, o apoio da Câmara Municipal, fundamental para que este campo de férias pudesse desenvolver todas as atividades descritas no plano de atividades e para que os nossos jovens pudessem passar momentos memoráveis”, disse.

Recordar que o campo de férias conta com o apoio do IPDJ fundamental para a execução de algumas atividades e um apoio para os jovens voluntários que dedicam parte do seu tempo a colaborar com o campo de férias. Estes Voluntários estão registados no BVJ – Banco Voluntariado Jovem do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e que fizeram “Voluntariado Associativo” realizado ao abrigo do Programa “Agora Nós.

Vera Carvalho, coordenadora do Campo de Férias, salientou a importância de ter jovens estudantes como voluntários no campo de férias. “O campo de férias exige muito trabalho prévio com a planificação das atividades, contatos com as entidades parceiras, pormenores de logística e muito mais. Quando a atividade arranca vale-nos muito o apoio destes jovens estudantes universitários que se associam ao Campo de Férias que ajudam na monitorização das crianças”, disse.

As crianças puderam participar num leque abrangente de atividades com destaque para a visita da Comitiva do Futebol Clube de Paços de Ferreira constituída pelo treinador adjunto, Filipe Anunciação, pelo responsável do Marketing, António Moreira, pelo Secretário Técnico, Paulo Gonçalves e pelo jogador da equipa Andrezinho e a visita da Carla Couto, ex-Jogadora da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino.

Conjuntamente com os agentes da autoridade, as crianças aprenderam regras de trânsito fulcrais para circular na rede rodoviária em segurança. Os pequenos agentes atuaram junto de automobilistas orientados pelos agentes da autoridade da Guarda Nacional Republicana. A ação permitiu às crianças aprender regras de trânsito e consciencializar os automobilistas para a circulação em segurança, no mesmo dia assistiram à atuação da Equipa Cinotécnica  da GNR. Muitas outras ações foram destaque no campo de Férias de Gandarela.

O II Campo de Férias terminou em beleza com uma festa de encerramento que incluiu uma série de atividades protagonizadas pelas crianças e jantar convívio entre crianças, monitores e entidades convidadas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *