Mação, Sociedade

Mação recebeu ambulância do INEM

image004 (18)O INEM entregou no dia 28 de julho, uma ambulância aos Bombeiros Voluntários de Mação, ação que envolveu igualmente outras 35 corporações de Bombeiros em todo o país.

Tratou-se da maior entrega de viaturas dos últimos cinco anos e um passo no sistema integrado de emergência médica. A entrega de chave e a assinatura do protocolo decorreu no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, tendo Mação sido representado pela Direção e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mação, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, António Louro, que tutela também a área da Proteção Civil e pelo Deputado Duarte Marques.

Esta nova ambulância vem suplementar um serviço que já era feito com uma ambulância própria dos Bombeiros na primeira fase de socorro. Após a chamada para o INEM o primeiro passo é enviar os bombeiros locais que antes o faziam numa ambulância da corporação e que agora passam a fazê-lo, devidamente, numa ambulância do INEM. O Presidente do INEM, Paulo Campos, refere que “se trata de um grande investimento em viaturas sendo que a gestão dos recursos humanos compete às associações humanitárias e às corporações de bombeiros. É um esforço que tem de ser reconhecido”.

A nova Ambulância de Socorro será operada por elementos dos Bombeiros Voluntários de Mação com formação específica em técnicas de emergência pré-hospitalar, definida e certificada pelo INEM.

A sua missão consiste em assegurar a deslocação rápida de uma tripulação com formação em técnicas de emergência médica ao local da ocorrência e no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar, bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *