Amadora, Sociedade

Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora

pm_voluntariado_amadora-page-001Este programa pretende impulsionar a prática do voluntariado através de projetos dinamizados em parceria com as Organizações Promotoras de Voluntariado na cidade da Amadora.

Para participar, deve inscrever-se no Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA):

Voluntariado Jovem | Faz Parte! – Promoção do voluntariado enquanto desenvolvimento pessoal e social dos jovens e na construção da sua identidade solidária. Este projeto realiza-se em articulação com os estabelecimentos de ensino do município.

Voluntariado de Proximidade | Mais Perto – Propicia um envelhecimento ativo, através de iniciativas que valorizam o sénior e que combatem a solidão e o isolamento. Funciona em parceria com Instituições Privadas de Solidariedade Social com valência de SAD.

Programa Mentores para Imigrantes – Estimula a troca de experiências e o apoio entre cidadãos(ãs) nacionais e migrantes através de um protocolo estabelecido entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Academia Sénior – Promove a participação dos seniores numa cultura de segurança proporcionando conhecimentos sobre prevenção e proteção civil. Este é um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Voluntariado Pontual – Apoio de voluntários para campanhas de natureza diversa: recolha de alimentos, angariação de fundos e outras.

A missão do Banco Local de Voluntariado da Amadora é propiciar o encontro entre pessoas com disponibilidade e entidades que integrem e coordenem o seu trabalho. Tem como objetivo central a dinamização de ações de sensibilização, valorização, e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado, e destina-se a todos os indivíduos que, de forma desinteressada e responsável, trabalhem voluntariamente no âmbito de uma organização promotora.

Organizações promotoras: Entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, com atividades de voluntariado de interesse social e comunitário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *