Celorico de Basto, Sociedade

Milhares de pessoas nas Festas do Concelho de Celorico de Basto

_DSC5565As Festas do Concelho em honra de S. Tiago voltaram a encher Celorico de Basto este fim-de-semana, 24,25 e 26 de julho, de tradições com milhares de pessoas a deslocarem-se à vila de Celorico de Basto para assistir e participar nas atividades promovidas. Como habitualmente o cortejo etnográfico foi o grande destaque.

“Estas festas são fruto de um grande trabalho que envolve toda a nossa comunidade, com atividades culturais variadas que atraem milhares de pessoas a este concelho. O grande enfoque é de facto, o cortejo etnográfico que conta com a participação das juntas e coletividades que se baseiam nos usos, costumes e tradições que envolvem toda a história de Celorico de Basto. São largas centenas de figurantes que tornam este cortejo único com uma interação muito particular com os milhares de pessoas que assistem, proporcionando um ambiente sempre hospitaleiro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, durante o cortejo etnográfico.

As festas do concelho iniciaram na sexta, 24 de julho, com as tradicionais arruadas e despiques de bombos com a participação do grupo de bombos de sta. Eufémia de Agilde, os amigos da união de Basto, os Caetanos de Gagos, os Zés Pereiras de Carvalho, os Viva Moreira, os Zés Pereiras de S. Romão do Corgo, e os Castelo em Movimento. Mais tarde, no Parque Urbano do Freixieiro os presente puderam assistir à atuação da banda “Querido Senhor Fantasia” e da banda “Vodoo”.

No sábado, 25 de julho, dia do município, as festividades contaram com a “missa Solene” em honra de S. Tiago, durante a manhã. À tarde foi destaque a inauguração do Centro Cultural e à noite milhares de pessoas assistiram à atuação do conhecido cantor “ Paulo Gonzo” e da banda Ti Maria de Peida, pelo meio uma majestosa sessão de fogo-de-artifício inebriou os presentes. A noite terminou de madrugada com o Baile de S. Tiago, promovido pelos bares locais, a fazer as delícias dos mais jovens, num espaço belíssimo, na Quinta do Prado.

O domingo, 26 de julho destaque para a atuação da Banda de Música de Sta. Tecla e para o grandioso cortejo etnográfico com cerca de 90 carros alegóricos com a particularidade de muitos dos grupos intervenientes terem feito o percurso a pé. As tradições, usos, costumes, sátira e muita diversão marcaram o cortejo deste ano. Terminado o cortejo todos os intervenientes puderam deliciar-se com a merenda de S. Tiago.

As festividades em honra de S. Tiago terminaram com o tradicional festival de folclore que contou com a participação por ordem de atuação do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo e o Rancho Folclórico da Gandarela.

Recordar que nos três dias de festividade decorreram as alvoras e as arruadas de bombos e pontos com animação permanente direcionados aos mais jovens.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *