Desporto

Belga voou no Prólogo

Prologo_CamisolaAmarelaGaetan Bille (Verandas Willems) venceu esta quarta-feira, em Viseu, o prólogo da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, depois de completar os 6 quilómetros do contrarrelógio em 7 minutos e 22 segundos. Nascido em Soest, na Alemanha, mas de nacionalidade belga, o corredor de 27 anos, foi o vencedor do dia, mas não tem muita fé em manter a Camisola Amarela Liberty Seguros. “Claro que estou feliz, mas agora é necessário ver etapa a etapa, sei que é complicado conservar a liderança. Se não conseguir acompanhar os trepadores, pelo menos quero voltar a dar nas vistas no contrarrelógio no penúltimo dia de competição.”

O último corredor dos 137 que iniciaram o percurso que atravessou o centro histórico da “Cidade Coração de Portugal” foi Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), o vencedor da Volta em 2014. Envergando a cor da vitória, partiu decidido a destronar o tempo do belga, mas gastou mais 3 segundos classificando-se em segundo lugar enquanto outro belga, Dimitri Claeys, companheiro de equipa de Gaetan Billie foi terceiro. O melhor português foi José Gonçalves (Caja Rural – Seguros RGA), que ao gastar mais 16 segundos que o vencedor, foi quinto classificado. Em dia de lutas individuais contra o cronómetro mereceu destaque também o italiano Luca Capelli (Team Idea 2010 ASD) ao vestir a Camisola Branca RTP, por ser o melhor jovem em prova.

 

Momento do Dia

A Volta é uma festa

Seja onde for, a Volta faz bater mais forte o coração de quem a recebe. Ainda o sol se revelava nas primeiras horas da manhã e já se sentiam as primeiras movimentações em Viseu. A Volta ia começar, ainda que só no período da tarde os ciclistas estivessem em prova. Os homens destacados para as montagens das estruturas começavam a preparar todos os pormenores para o Prólogo. Desde a rampa de partida à colocação das barreiras ao longo do percurso, tudo estava a ser preparado ao pormenor. A agitação maior estava para chegar. A expectativa neste Prólogo era enorme por apresentar-se como inédito. As atenções estavam voltadas para o centro histórico de Viseu. Foi lá que ao longo do dia se concentraram centenas de pessoas. A beleza do património histórico envolveu-se com os gritos de apoio numa banda sonora de arrepiar o menos entusiasta das bicicletas.

Prólogo cumprido, a Avenida da Europa, ponto de partida e final de competição alargou-se em festejos com a cerimónia de pódio. Era Viseu a celebrar a Volta. Para trás ficaram, como sempre, as memórias de quem assistiu à festa deste verão, num espetáculo que se reinventa todos os anos. Pela frente, a 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem agora dez etapas e mais de 1500 quilómetros até ao destino final, Lisboa.

1ª Etapa – 30 julho 2015

Pinhel – Bragança (196,8 Km)

Hora da Partida – 12h10

Apresentações feitas e primeiros quilómetros percorridos na “Grande Partida de Viseu”, é o momento da caravana seguir viagem. A primeira etapa em linha, esta quinta-feira, é precisamente a mais longa. São 196,8 Km entre Pinhel e Bragança celebrando o regresso do nordeste transmontano e da Serra de Bornes à Volta a Portugal em Bicicleta.

Todas as informações em: http://www.volta-portugal.com/etapas/phps/etapa_home.php?etapa=1

 

 

 

Volta Júnior antecipa festa da Volta

 

Associando-se à rainha das provas velocipédicas, também a Volta a Portugal de Juniores vai para a estrada esta quinta-feira. Até sábado, 1 de agosto, a competição destinada aos jovens de 17 e 18 anos tem desenhado um percurso de 278,8 quilómetros, divididos em três etapas em linha que vão terminar em Fafe. A primeira tirada ligará Vila Nova de Foz Côa a Bragança, ao longo de 98,8 quilómetros. A principal dificuldade está guardada para a subida à Serra de Bornes, a 58 quilómetros da chegada.

 

 

 

Os locais de final de etapa coincidem com as três primeiras etapas da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *