Cultura, Póvoa de Varzim

Fim de semana foi de festa com Encontro de danças e cantares de As Tricanas Poveiras

Fim de semana foi de festa com Encontro de danças e cantares de As Tricanas PoveirasFoi com grande entusiasmo que se realizou, este domingo à tarde, na Póvoa de Varzim, o encontro de danças e cantares luso galaico Costa Verde 2015, organizado pelo grupo etnográfico As Tricanas Poveiras, no âmbito das comemorações do 22º aniversário.

Num dia em que as temperaturas não eram muito apelativas para a praia, a marginal e o Passeio Alegre encheram-se de animação festiva para poveiros e visitantes apreciarem, a que se juntou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Às 15h00, os agrupamentos participantes juntaram-se na Esplanada do Carvalhido e desfilaram pela Av. dos Banhos, num cortejo etnográfico bastante colorido.

Já no placo do Passeio Alegre, realizou-se a apresentação da nova madrinha do grupo aniversariante e anfitrião As Tricanas Poveiras. Maria Fernanda é a madrinha deste grupo, que tem sido responsável nas últimas décadas pela divulgação dos usos e costumes poveiros em todo o país.

Seguiram-se as atuações no palco, com os grupos convidados: Rancho Folclórico das Cantarinhas Mocidade da Castanheira (Coimbra); Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Marinhas (Esposende); Associação Cultural Com de Xido en Cambados (Espanha); Grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras (Danças na versão Recreativa). Também atuou o grupo na versão Etnográfica.

Neste mesmo fim de semana, o grupo promoveu na sua sede, no interior do porto de pesca, o Arraial Poveiras 2015, nos dias 24 e 25. Na festa das tricanas, houve muita música, danças e petiscos, com o toque festivo das atuações dos artistas: Neno, Módulo 6, Rui Nova, Duo Antónios, Miúdos e Graúdos. Veja a fotogaleria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *