Arraiolos, Cultura

Arraiolos lança livro dedicado ao Tapete

IMG_3573Para além dos monumentos de interesse histórico do concelho de Arraiolos, os Tapetes, ao longo do séc. XX, têm-se afirmado a nível nacional e internacional como um ícone desta vila alentejana detentora, não só de riqueza histórica e cultural, como também paisagística.

“Origens e Influências Decorativas do Tapete de Arraiolos”, de Rui Miguel Lobo, é um novo livro lançado pela Câmara local para preservar, promover e valorizar um dos legados mais genuínos dos genes do artesanato lusitano.

O interesse na divulgação do ponto de Arraiolos, bem como a existência do espaço museológico – Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA) – tornam-se o mote para a publicação desta obra que dá a conhecer o Tapete de Arraiolos como expressão artística e a compreensão da sua evolução no paradigma das artes decorativas portuguesas.

Rui Miguel Lobo escreve esta obra depois de uma dissertação de Mestrado em Museologia em que, no âmbito da abertura do CITA, considerou fundamental investigar a evidente influência do Oriente existente nos mais antigos tapetes.

Uma obra agora disponível no CITA  e editada pela autarquia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *