Portimão, Turismo

A sardinha é rainha em Portimão!

AF Cartaz - 148E-15_CMP_Festival SardinhaEntre 12 e 16 de agosto, Portimão celebra o seu principal ícone gastronómico e por toda a cidade o clima é de festa, aliada ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite a toda a gente. A animação será uma constante no eixo da zona ribeirinha que liga o Museu de Portimão à zona “Entre Pontes”, com artesanato, doçaria, magia e sonoridades várias, que vão do folclore à música portuguesa, passando pela magia, tendo sempre presente a boa sardinha assada.

A sardinha é rainha!

Acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão, a sardinha assada será sempre a rainha da festa, acompanhada pelo melhor pão caseiro e pela típica salada à algarvia.

Este ano, o prato “festival” volta a marcar presença. Composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia, ao longo dos cinco dias do evento a um preço especial nos restaurantes aderentes (À Ravessa, Zona Ribeirinha ”Entre Pontes”, nº 1 – Tel.: 282 413 667 / 936 433 885; Meco, Zona Ribeirinha ”Entre Pontes”, nº 2 – Tel.: 282 424 862 / 968 080 305; Peixarada, Largo da Barca, nº 10 – Tel.: 282 484 175; Forte e Feio, Largo da Barca, nº1 – Tel.: 282 413 809 / 966 030 957; Zizá, Rua Júdice Fialho, nº 18 – Tel.: 966 828 566 / 968 208 420; Retiro do Peixe Assado, Zona do Porto, Antiga Fábrica Feu  – Tel.: 919 999 819).

 

Sardinha no Pão

Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão, vai ter ao dispor pontos de venda junto à Antiga Lota, que voltarão a encher a zona ribeirinha de Portimão do mais tradicional e característico aroma da sardinha assada. Dois pontos de venda assegurados por duas colectividades locais: GEJUPCE e Boa Esperança.

 

Música para todos os gostos

A nível musical, destaque para o programa do palco principal, localizado junto à Antiga Lota, a partir das 22h00 um cartaz de qualidade, gratuito e para todos. 12/08 – Tony Carreira (Festa Continente); 13/08 – Volume2dois; 14/08 – Tiago Bettencourt; 15/08 – Diogo Piçarra; 16/08 – António Zambujo.

Também no Coreto haverá animação musical todos os dias do certame, entre as 19h30 e as 21h30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão. 12 ago | Tó Correia (Fado);  13 ago | 3 For Tea (Música popular); 14 ago | Plínio e os Esquecidos (Música anos 60, 70, 80, 90…); 15 ago | Fonte Nova (Música popular); 16 ago | Projectus Seven (anos 70).

Para além de todas estas propostas musicais, também haverá a participação diária de ranchos folclóricos e acordeonistas, que animarão o eixo dos restaurantes aderentes.

Artesanato, Doçaria e Petiscos (Antiga Lota / Jardim Bívar)

Uma área exposicional de artes e sabores regionais ao ar livre entre o Jardim Bívar e a Antiga Lota, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria, petiscos e muitos outros produtos.

Ainda, na Rua Dom Carlos I, pode apreciar o desenvolvimento do projeto “CARDUME”, uma iniciativa da Galeria XXI que apostou na componente de animação baseada na tradição, centrando-se na cidade e suas raízes piscatórias, e, por inúmeras fábricas conserveiras em que a sardinha teve sempre o seu papel de rainha. A convite desta galeria, famílias, pessoas particulares, representantes de empresas e artistas estão a pintar sardinhas nas paredes de uma antiga fábrica que já pertenceu à indústria conserveira.

De referir que ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão existem vários polos de atração para miúdos e graúdos durante estas 5 noites, dos divertimentos infantis à Feira do Livro, passando pela magia com o espectáculo “Fora do Baralho”, de Mário Daniel no TEMPO-Teatro Municipal, complementados com as propostas culturais da Casa Manuel Teixeira Gomes e do Museu de Portimão.

O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, que conta com o patrocínio do grupo NoSoloágua; Algareventos; Delta Cafés; Unicer/Super Bock; Dona Barca; Pastelaria Arade; Socialgar Seguros; a que se associam como parceiros a ATP – Associação Turismo de Portimão; o Turismo do Algarve, a Junta de Freguesia de Portimão; APS – Administração do Porto Sines; EMARP e a Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e tem como rádio oficial, Alvor FM.

Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *