Celorico de Basto, Cultura

Celorico de Basto inaugura Centro Cultural

IMG_0196No próximo dia 25 de julho, Celorico de Basto terá mais um equipamento ao serviço da população. O moderno Centro Cultural da Biblioteca Municipal Marcelo Rebelo de Sousa será inaugurado oficialmente, no próximo sábado, pelas 15h00, com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Uma obra fundamental para criar as condições necessárias ao correto acondicionamento do vasto espólio documental, proveniente das doações do patrono desta Biblioteca – Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Ao mesmo tempo terá um espaço para acolher eventos com uma sala com capacidade para 160 pessoas, de modo a poder acolher eventos relacionados com este espaço cultural, salas preparadas para exposições e de apoio ao desenvolvimento de atividades artísticas.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, refere essa obra como “um equipamento necessário para acolher e dinamizar as atividades artísticas promovidas neste concelho proporcionando, a quem nos visita, a hipótese de um programa cultural cada vez mais diversificado e apelativo”. O Autarca reforçou ser necessário “criar mecanismos que vão ao encontro das necessidades das pessoas sempre na ótica de proporcionar melhor qualidade de vida a quem cá vive e a quem nos visita” disse.

Este novo equipamento é um edifício com identidade própria, separado formalmente do existente e que consiga manter com a envolvente mais próxima uma relação direta e funcional adequada, bem como com os espaços exteriores, aproveitando as potencialidades que estes indiciam. Será composto por um só piso, com ligação direta ao piso inferior do centro bibliográfico e documental de modo a manter com este uma relação funcional próxima, designadamente no que respeita aos depósitos e arquivos.

A área construída do novo edifício é de 1120,00m2 e o valor da empreitada ronda 1.320.000,00€.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *