Cultura, Póvoa de Varzim

Trio de talentos no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Trio de talentos noO espetáculo do dia 24 de julho, sexta-feira, integrado no 37º Festival Internacional de Música da Póvoa, irá apresentar um trio formado por dois jovens músicos, um deles poveiro, e um veterano violonista/ cineasta consagrado.

O concerto será inteiramente preenchido com obras do período romântico oitocentista e inícios do século XX. Terá início às 21h45 no Cine-Teatro Garrett.

Raúl da Costa nasceu na Póvoa de Varzim em 1993, onde iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade com Luis Amaro de Oliveira e Emília Coelho, ingressando, posteriormente, na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes.

Desde muito novo é presença recorrente em palcos de renome nacional. Em 2011 iniciou os seus estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling, com quem permaneceu até ao final dos seus dias, tendo sido um dos seus últimos e mais próximos alunos. Raúl também fez parte do corpo docente desta prestigiada universidade, e atualmente integra a classe de piano do professor Bernd Goetzke.

O violoncelista Alekzey Shadrin nasceu numa família de músicos a 10 de Junho de 1993, em Kharkov, Ucrânia. Alekzey é vencedor de numerosos concursos e festivais. Foi finalista no VI Concurso Internacional “Nutcracker” em Moscovo, Rússia (2005) e no III Concurso Internacional Popper para Jovens Músicos na Hungria (2006). Em 2008 foi o vencedor do 2º Prémio no Concurso International de Minsk, Biolorússia. Em 2010 iniciou a sua Licenciatura na Hochschule für Musik, Theater und Medien de Hanover, na Classe do Prof. Leonid Gorokhov.

Desde há cerca de quarenta anos, Bruno Monsaingeon, violinista residente em Paris, consagra uma boa parte do seu tempo à realização de filmes musicais, continuando a apresentar-se em concerto. Realizou filmes sobre os maiores músicos do nosso tempo: Nadia Boulanger, Yehudi Menuhin, Murray Perahia, Glenn Gould, Sviatoslav Richter, Viktoria Postnikova, Guennadi Rojdestvenski, Michael Tilson Thomas, Zoltán Kocsis, Friedrich Gulda, Paul Tortelier, Julius Katchen, Dietrich Fischer-Dieskau, David Oïstrakh, Julia Varady e muitos outros.

Consulte o programa completo do 37º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Lembramos que ainda terá lugar a Conferência de Abertura do Festival, por Rui Vieira Nery, no domingo, 26 de julho, às 21h45, no Cine-Teatro Garrett.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 966 250 645 e do email festivalmusica@cm-pvarzim.pt

Esta 37ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Secretaria de Estado da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *