Amadora, Sociedade

Bombeiros Voluntários da Amadora lançam campanha inédita

logo_somostodosbombeiros-5ddf78b797d1205d5b0df7ef4603a9fdOs Bombeiros Voluntários da Amadora – BVA – preparam-se para lançar uma campanha inédita na forma como envolve cidadãos e empresas por uma causa com impacto comunitário tão direto e mensurável. A campanha criativa de angariação de fundos para a compra de um novo veículo de combate a incêndios é lançada no ano em que os BVA celebram 110 anos do profissionalismo humanitário que sempre sustentou a sua atividade.

“Somos todos Bombeiros … É a minha vez de ajudar” é o mote desta campanha que parte da criação de uma plataforma de  financiamento colectivo  – Crowdfunding – para recolher 40% do valor do veículo necessário à corporaçao.

A campanha de recolha online estará para já ativa por um ano, mediante o alcance do valor necessário para a aquisição do veículo e é possível contribuir para a causa a partir de 1€.

Estão disponíveis duas formas de contribuir: através de transferência bancária ou via sistema PayPal.

Estima-se que os restantes 60% necessários à aquisição da viatura sejam angariados junto de empresas e instituições com actividade no concelho.

Para o arranque deste projeto os BVA contam já com alguns parceiros como a Câmara Municipal da Amadora, a Siemens e a TV Amadora.

O concelho da Amadora tem 24 Km2, não sendo muito extenso, apresenta forte densidade populacional com cerca de 220.000 habitantes. É atravessado por diversos eixos rodoviários e ferroviários e possui várias zonas comerciais e industriais de grande envergadura e que trazem imensa população para dentro do concelho. Os Bombeiros Voluntários da Amadora foram fundados em 10 de janeiro de 1905 e são os únicos a prestar socorro neste concelho. Anualmente respondem em média a mais de 16.000 ocorrências, destacando-se os cerca de 350 incêndios urbanos e rurais, 950 acidentes e 13.920 emergências pré-hospitalares, mais a prestação de assistência e transporte para tratamentos que diariamente fazem aos habitantes. Os veículos de combate a incêndios existentes ultrapassam a média de vida útil, têm mais de 20 anos. O único que possuem com características mais adequadas para os incêndios industriais tem 23 anos, está em muito mau estado e sem condições para ser recuperado.

Destes desafios surge esta campanha de angariação de fundos que pressupõe o desenvolvimento de um filme viral motivacional, inspirador e emotivo, realizado pela TV Amadora, que espelha a relevância desta causa no dia-a-dia de todos os cidadãos.

A Câmara Municipal da Amadora é um dos parceiros desta campanha contribuindo para a sua divulgação através de cedência de espaço da rede de mupis existente no concelho.

“Este projeto representa o nosso desejo de ir para o terreno e inovar na forma como conseguimos os apoios necessários para continuarmos a desempenhar um papel que, acreditamos ser fundamental para as sociedades. O apoio que obtivemos para parte dos parceiros permite-nos perceber que existem formas alternativas de alcançar os mesmos fins e que podem, inclusive, ter efeitos mais duradouros na consciencialização social para as causas que defendemos e por isso estamos muito entusiasmados com este projeto”, refere Mário Conde, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *