Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Escavação e musealização da villa romana de Via Cova, Lanhoso

cartaz EA Villa RomanaA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Lanhoso vão retomar a intervenção arqueológica da villa romana de Via Cova, na freguesia de Lanhoso, dando continuidade aos trabalhos que se iniciaram em agosto de 2014, por uma equipa de 20 voluntários.

Estes trabalhos, que têm como premissa o estudo, valorização e musealização desta estrutura arqueológica, terão início no dia 03 de agosto e incidirão nas duas últimas salas que constituem a pars rústica da villa romana.

No final do período de escavação, prevista para 31 de agosto, pretende-se musealizar as ruínas que foram sendo postas a descoberto, reconstituindo e interpretando a área onde se transformavam os cereais, produzidos na pars fructaria da villa romana de Via Cova. Terminada a musealização, este sítio romano passa a integrar o roteiro concelhio de sítios arqueológicos visitáveis e fará parte do plano municipal de Serviços Educativos.

Recorde-se que, na última intervenção, realizada em março e abril do presente ano, encontrou-se, além de inúmeros fragmentos de cerâmica comum romana, uma mó manual, dois pesos de tear, uma moeda em cobre e uma possível gadanha, estes dois últimos artefactos encontram-se em processo de tratamento no Laboratório de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Os interessados em participar nos trabalhos arqueológicos, em regime de voluntariado, podem efetuar a sua inscrição através da ficha disponibilizada para o efeito e remetendo para arqueologia@mun-planhoso.pt.

A inscrição também pode ser realizada através do telefone 253 639 708.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *