Cultura, Reguengos de Monsaraz

Festa do Cante nas Terras do Grande Lago homenageia Cante Alentejano na vila medieval de Monsaraz

Gala do Cante (1)A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago vai decorrer nos dias 18, 24 e 25 de julho na vila medieval de Monsaraz. O Cante Alentejano, classificado no ano passado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, será homenageado pelo Município de Reguengos de Monsaraz com a inauguração de um monumento, no dia 18 de julho, pelas 19h30, no Parque do Corro.

Nesta cerimónia vão atuar os cinco grupos corais do concelho, nomeadamente o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Os Bel’Aurora, Grupo Coral Os Amigos do Cante de São Marcos – Falcões e Grupo Coral Gente Nova de Campinho, que meia hora mais tarde vão também interpretar as suas modas na homenagem a Joaquim Cardoso, na Casa do Cante. Joaquim Cardoso, anterior presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz e autarca durante quase duas décadas, faleceu no início deste ano, tendo dedicado a sua vida à dinamização cultural da sua terra e à valorização e promoção do Cante Alentejano.

No dia 24 de julho, pelas 22h, a vila medieval recebe o espetáculo “Pedro Mestre – Campaniça a despique”, com Janita Salomé, Pedro Mestre, o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento e o Grupo 4 ao Sul. No dia seguinte, à mesma hora, decorre a Gala do Cante, intitulada “O Cante… uma história de vida”, com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, Grupo Coral Os Almocreves e Grupo Alentejo Cantado, e ainda poesia com Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Farinha.

Nos dias 24 e 25 de julho, na Casa do Cante, decorre a conferência sobre Cante e património, intitulada “Práticas Musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património”. A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é um evento integrado na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *