Trofa, Turismo

Trofa apresenta pastel Castrinho como mais um doce tradicional do Concelho

CastrinhoApostando no segmento gastronomia tradicional a Trofa está a promover uma nova iguaria da doçaria local, o pastel Castrinho.

O Pastel Castrinho representa a nova doçaria do Concelho da Trofa e venceu o Concurso “Sabores e Saberes da Doçaria Trofense” 2015, promovido pela Câmara Municipal da Trofa, sendo da autoria da confeitaria Trofavelha Padaria Pastelaria Lda.

Este Pastel tem como base dois produtos agrícolas predominantes na região, a courgette e o milho, além dos ingredientes típicos da doçaria, e foi criado para contribuir para a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas do Concelho – a gastronomia.

A tradição local é fortemente vincada nos Castrinhos, através da presença do milho, cultura abundante no Concelho, enquanto alimento nutritivo e produto característico da agricultura familiar da região de Entre Douro e Minho.

Já a courgette introduz o elemento inovação e modernidade no Pastel Castrinho, que vai buscar o sabor delicado, suave e cremoso à polpa branca deste legume, hoje muito comum em Portugal, assumindo-se como a adição perfeita a um doce tradicional mas leve.

O Castrinho herdou o seu nome da forte ligação da Trofa ao Castro de Alvarelhos, Monumento Nacional desde 1910, localizado no maciço montanhoso denominado por Serra de St.ª Eufémia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *